Artigo

Toda Opinião Pública é Forjada?

Nos tempos modernos a comunicação serve para legitimar o discurso, o mais recente instrumento mobilizador. A opinião pública passa a ser o objetivo de manipuladores através da comunicação. Quem aqui nunca se comoveu com notícias ditas por grandes âncoras do telejornalismo nacional? Quem aqui não adotou como verdadeira uma notícia que mais tarde vemos que não era bem o que falaram? Vamos tirar um exemplo da 7ª arte, o filme Tropa de Elite – quando o policial honesto é morto pela quadrilha do traficante nenhuma manifestação pública é feita, mas quando jovens de classe média coordenadores de uma ONG de fachada e consumidores do tráfico de drogas são assassinados no microondas, uma opinião pública forjada vai as ruas vestidos de camisetas brancas para pedir um fim a violência –.

A imprensa tem desempenhado um papel fundamental no forjamento da opinião pública, mesmo os gigantes da max mídia têm seus interesses pessoais manipuladores, principalmente, no campo da política, mas não podemos deixar de fora a economia e a religião, é o imperativo ético do forjamento da opinião pública.

Se você ainda não conseguiu entender o que estou falando, talvez seja interessante lhe perguntar: o que é opinião pública? O conceito vem sendo alterado ao longo dos tempos, com a revolução industrial e o surgimento da imprensa, as reivindicações deixam de representar os interesses apenas dos dominantes e passa a abranger caráter não só político, mas também social e econômico. O senso comum (políticos) utiliza muito o termo, as reflexões nos levam a lembrar de grupos; público; maioria; de opinião; do indivíduo no grupo; no público. Segundo Kimbal Young opinião pública é “um conjunto de crenças a respeito de temas convertidos ou relacionado com interpretações valorativas ou significado moral de certos fatos”.

O mais importante é sabermos que a opinião pública está relacionada a um fenômeno social que pode ser de caráter político ou não, é um pouco mais que simples soma de opiniões, é influenciada por um sistema social e pelos veículos de comunicação. A opinião de um grupo não é a opinião do público. Ela se forma a partir de informações, geralmente, noticiadas pela imprensa, cada indivíduo impactado forma sua opinião e através de uma fusão de informações leva a um processo dialético e redes de influência são formadas. É nesse momento que o poder da mídia quando usada para interesses pessoais formam uma opinião pública forjada.

Agora que já estamos familiarizados com o termo, temos a obrigação de ter o cuidado para que a notícia não se transforme numa mercadoria, caso contrário, como ficaria a função social do jornalista? O contrato social só existe para dar voz a vontade geral, vontade geral não é mera soma de vontade dos indivíduos, mas a manifestação de vontade política do povo reunido, que é mais que a construção de uma maioria parlamentar. Vontade geral difere da vontade do povo, é a soberania do povo, a teoria da vontade geral.

Para exercitar, proponho uma reflexão: no caso do complexo intermodal (a construção da ferrovia norte sul; a ampliação do Porto e a construção do aeroporto de Ilhéus) o Deputado Federal Geraldo Simões afirma que a Rede Globo tem usado o seu jornalismo para colocar a opinião pública contra os investimentos do complexo. Baseado em que o Deputado faz essas afirmações? O veículo tem tomado que postura com relação ao assunto? Nada melhor do que um tema nosso para exercitar nossa Cidadania.