Artigo

Raymundo Laranjeira – Cadeira 25

Raymundo Laranjeira, desembargador Federal do Trabalho aposentado, pertence à Academia de Letras de Ilhéus (desde 1981), à Academia de Letras Jurídicas da Bahia (desde 1985) e à Academia Brasileira de Letras Agrárias (desde 2000). É membro, igualmente do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus e de outras entidades de expressão cultural do Brasil e do Exterior.

Foi Promotor de Justiça na Bahia, Juiz do Trabalho na Bahia e em Sergipe, Professor Titular de Direito Agrário na Universidade Estadual de Santa Cruz e Procurador Geral do Município de Ilhéus.

Exerceu dentre outras funções, as de Presidente da Associação Brasileira de Direito Agrário, Conselheiro da Associação Brasileira de Direito Agrário, Conselheiro da Associação Brasileira de Reforma Agrária e Diretor (representando o Brasil) no Instituto Iberoamericano de Derecho Agrario y Reforma Agrária. Foi membro, também da Comissão de Juristas Brasileiros, instituída pelo Ministério da Justiça, para a criação da Justiça Agrária, e relator do anteprojeto daí resultante, para regulamentar o art. 126 da Constituição Federal (1989), bem como, ainda, da Comissão de esboço do Ante- Projeto da lei Orgânica do Município de Ilhéus/Bahia, e seu relator (1989) – além de outras no âmbito interno da Justiça do Trabalho.

É autor dos livros Propedêutica do Direito Agrário; Colonização e Reforma Agrária no Brasil; Direito Agrário, e co-autor de O Direito agrário na Constituição; A Lei Agrária Nova, Vol. 1; Prodoti Agricoli e Sicureza Alimentare, Tomo II: Questões Agrária – Julgados Comentados e Pareceres; A Questão Agrária e a Justiça; Las Grandes Tendencias Del Derecho Agrário Moderno; Derecho Agrário y Derechos Humanos; Sociedade Indígenas e o Direito; Direitos Indígenas e a Constituição; o Direito e a República e Direito Agrário Brasileiro.

Escreveu ainda sete prefácios de livros jurídicos, fez uma tradução de ensaio jurídico-agrário Brasileiro, publicou cerca de oitenta artigos, em revistas e jornais nacionais e estrangeiros e pronunciou dezenas de conferências, dentre eles doze internacionais.