Artigo

Doenças respiratórias

Aproxima-se o inverno e as doenças que acometem o aparelho respiratório aparecem com maior incidência. Uma das principais causas do surgimento dessas patologias nessa estação se deve ao confinamento das pessoas em suas residências quando, devido ao frio, trancam portas e janelas, diminuindo a aeração do ambiente e favorecendo a disseminação das enfermidades.

Essas doenças têm sintomas em comum como: tosse com expectoração ou não, febre, dor no peito, desânimo, dificuldade para respirar, secreção nasal etc. Acometem desde o nariz, laringe, traquéia, brônquios e pulmões, ou seja, toda a árvore respiratória. Podem ser causadas por diferentes agents desde substâncias causadoras de alergia ou fungos, bactérias, vírus.

Tratando-se de uma infecção, seria conveniente, em caso de o paciente estar expectorando, fazer um exame de escarro para afastar uma possível tuberculose, que continua muito prevalente em nosso meio. Raios X de tórax para diagnosticar ou não uma pneumonia seria aconselhável.

Nas rinites, faringites, sinusitis alérgicas, devido a variações de temperatura, à presença no ambiente de substâncias causadoras de alergias como pólen de flores, pelos de animais, ácaros etc. as pessoas apresentam coceira nos olhos, crises de espirros, tosse, dor na garganta. Naquelas doenças, por serem alérgicas, devem ser tratadas com anti-histamínicos, corticóides, abstendo-se de usar antibióticos.

Nas patologias infecciosas, como já foi dito, aparecem à tosse, a produção de catarro, febre e outras mecanismos de defesa a fim de bloquear e expulsar o agente invasor, principalmente, bactérias. O combate à febre, usando os mais variados antitérmicos, por si só não levará à cura. É necessário, pois, usar medicamentos específicos – os antibióticos para debelar o mal.

Além da medicação, o paciente deverá, a fim de evitar gasto de energia, permanecer em repouso e beber líquidos sob a forma de água ou sucos.

A febre não desaparece logo. É preciso esperar o antibiótico impregnar o organismo, e isso leva de dois a três dias, para a febre ir cedendo. Nas pneumonias, caso ocorra derrame pleural ou outra complicação, é necessário uma drenagem torácica. Bronquite, pneumonia e asma apresentam, na maioria das vezes sintomas semelhantes e, cabe ao médico, fazer o diagnóstico diferencial, porquanto na asma, por ser um a doença alérgica, não se usa antibiótico.

Nas gripes ou influenzas e resfriados, por seu agente etiológico ser vírus, igualmente, não se usará antibióticos. As campanhas de vacinação contra gripes têm diminuído a incidências delas bem como de pneumonias, por que, principalmente nas pessoas idosas, em alguns casos, após a gripe vem a pneumonia, devido à diminuição de resposta do sistema imunológico naquele grupo etário.