Artigo

As inacreditáveis criaturas humanas – Parte 2

Se eu disse, na parte anterior, que somos o melhor computador do planeta, de alta ”programabilidade cultural”, acredito estar afirmando uma coisa incontestável. Um computador compreende duas partes especiais e elas correspondem, na criatura humana, respectivamente, ao nosso cérebro e ao nosso sistema nervoso, que constituem a MÁQUINA ou HARDWARE e ao programa que está gravado no cérebro, que correspondente ao SOFTWARE e é este que nos caracteriza a diferença, já que o Hardware é mais ou menos o mesmo em todas as criaturas, apresentando, talvez, mudanças insignificantes, apenas no formato.

Se a nossa personalidade, Segundo seguidores de FREUD é composta do ID, EGO e SUPEREGO, é-nos lícito dizer, com vistas a facilitar o entendimento, que como computador, nós estamos suscetíveis a três modalidades de programação: a programação natural, instintiva ou genética (ID); a programação curricular, sócio-cultural ou condicionada (SUPEREGO) e aquela que é feita por nós mesmos (EGO), a programação resultante do equilíbrio entre o conflito constante do ID e do SUPEREGO.

Examinando cada uma das três programações, inferimos, pelos conceitos Freudianos, que nós não exercemos nenhum controle na programação Genética, que às vezes vem associada do SELF, sentimento generalizado da unidade da personalidade, ou seja, nossas atitudes e predisposições comportamentais, que caracterizam a criatura tal como somos e damo-nos a conhecer, representada na própria consciência.

Na programação sócio-cultural, énos facultado o controle parcial. Veja que, segundo demonstrei, o ID e o SUPEREGO, componentes das duas primeiras programações, estão em incessante conflito, o que nos leva a entender que há momentos em que o ID se sobressai, manifestando-se o instinto natural ou genético (o instinto animal), e momentos em que o SUPEREGO se sobrepõe, imperando o comportamento sócio-cultural.

Isto dito, estamos limitados ao controle total apenas do EGO, isto é; da programação que é feita por nós próprios, a auto-programação, e vocês verão, em qualquer circunstância, que sempre houve e que sempre haverá um método realístico, positivo, eficiente, seguro e necessário de auto-reprogramação, buscado em todos os aspectos disponíveis na oferta humana, mas principalmente em vocês mesmos, no seu interior e na busca constante de acessar pontos de seu computador que vocês jamais conseguiram fazê-lo, haja vista que vocês só conseguem utilizar 10% de sua capacidade cerebral (Hardware/software), deixando 90% de conhecimentos e armazenagem programados, estocados em terminais que vocês não se têm preocupado em buscar, e estes conhecimentos alcançaram seu subconsciente sem terem passado pelo seu consciente filtrador, bloqueador, obstaculizador e crítico.

Meus caros leitores. Conheçam o seu potencial. Comecem a exercitá-los. Dominem seu computador natural. Pensem… pensem…. pensem e tornem-se naquele que cada um gostaria de ser: a si próprio, mas muito mais completo e melhor em todas as manifestações do pensamento.