Artigo

Dr. Antônio Ezequiel da Silva

A Academia de Letras de Ilhéus (ALI) no dia 29/07, às 19h, empossará o seu mais novo imortal, tratase do Dr. Antônio Ezequiel da Silva, que ocupará a Cadeira 33, que tem como patrono Ruy Penalva e fundador Francisco Paulo Teixeira.

Antônio Ezequiel da Silva nasceu na cidade de Serrinha/BA, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito da UFBA, foi Procurador do Estado da Bahia, Procurador da República, Procurador Regional Eleitoral junto ao T.R.E. da Bahia, Juiz Federal em Sergipe e na Bahia, Membro dos T.R.E.’s de Sergipe e da Bahia, representando a Justiça Federal. Foi também Juiz Federal em Ilhéus de l996 a 2000, quando foi promovido para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília.

Em Ilhéus, recebeu, em l999, o Título de Cidadão Ilheense, e, no ano 2000, a Comenda São Jorge dos Ilhéus. No Tribunal, em Brasília, exerceu a Presidência da 5ª e da 7ª Turmas e das Quatro Seções, tendo sido eleito Vice-Presidente do Tribunal, cargo no qual se aposentei em janeiro de 2009. Aposentado, voltou a exercer a Advocacia e a desenvolver atividade em favor de entidades comunitárias em sua terra natal.