Artigo

Melindres e Hipocrisia

Brasil, país dos eufemismos. O governo venceu, ao que parece, a guerrilha pela flexibilização das licitações de obra para a Copa. Bela palavra, flexibilização. Significa fim das exigências, cancelamento da vigilância contábil.

Portas que nunca tiveram fechadas, apenas cerradas, abrem-se em toda a circunferência. Crescerá em ritmo acelerado o número dos nossos milionários, que já é de meter inveja. Flexibilização. Estava certo o poeta quando disse que as palavras não nascem presas. Dependem da semântica dos tempos, políticas e modas – e estas mudam com a rapidez do raio. Cuidado com a língua, caro leitor: você mora em país cheio de melindres protegidos por todos os direitos possíveis. Acabo de ler que animais domésticos têm direito a trânsito livre em condomínios, cobertos pelo direito dos donos.

Ando de língua travada. Em minha boca não entra mosquitos. Jamais direi a palavra gay, capaz de riginar processo por danos morais. Direi homossexual, que, pelo menos, é termo cientifico. Também não direi egro, de referência a pessoas, embora gostasse de dizer nego e neguinha que em sinal de ternura. Melhor acolher o neologismo afrodescendentes. Quanto ao casamento de gays, perdão, homossexuais, muito apreciaria o direito de divergir – mas sei que me é negado e calo-me, Depois que o Supremo Tribunal Federal oficializou tais uniões, sugiro que reescrevam a Bíblia: o Paraíso foi habitado originalmente por Adão e Eva, que comeram o fruto da árvore do bem e do mal e provocaram toda essa mixórdia. Sem culpa no cartório divino, as mulheres foram condenadas a parir em dores.

Engraçado país é este querido Brasil: pratica racismo de verso e anverso, do tipo ricochete. O racista de hoje será punido amanhã pelo racismo da vítima. Há uma guerra surda de classes, de sexos, de preconceitos. Pobreza virou estigma, é preciso extipá-la à custa do suor do contribuinte escravizado. Somos campeões de hipocrisia mundial: nada de pena de morte – mas como se mata oficialmente, familiarmente, pessoalmente! Como se odeia e se inveja e se ilude o próximo!