Artigo

Águia Mestra

Tal qual pequena águia, Você nasceu para voar. Suas penas já cresceram E suas asas abrirá. Alçará vôo pras Alturas E melhor de lá verá. Outras aguiazinhas, Vindas de lugar qualquer, Irão acompanhar, haja o que houver. Como Mestra, já tem asas… Seu destino é voar. Amará o risco das alturas E o céu dominará. Muitas, como você Empreenderão igual vôo E lá em cima vão estar. Viva bem alto! Não desça! É’ Mestra e não esqueça… Tantas querem aprender. Distribua ensinamentos, Não esconda seu saber. A Experiência nos diz: Voe alto, muito além… E você será feliz, Sempre ensinando alguém.

Este poema eu fiz como recurso visual em uma de minhas palestras sobre auto-motivação, para ilustrar comentários sobre as razões que nos impulsionam a crescer e a subir na escada evolutiva da vida, num processo comparativo com a águia, enaltecendo-lhe o espírito superior.

Por que recurso visual?

Apenas como elemento complementar dos demais sentidos do homem, pois, em nossa normalidade, aprendemos através da Visão (muitos somos visuais), pela Audição (tantos somos auditivos) e mediante o uso dos demais sentidos (gustativo, olfativo e tátil), ou seja: cinestesicamente.Nesta parte da palestra eu falo sobre o tempo de vida de uma águia e a sua capacidade de renuncia e de auto-flagelação, a que espontaneamente se submete como recurso imprescindível de lhe aumentar o tempo de vida; falo na capacidade de liderança de uma águia em situações de decisão e de como um filhote de águia aprende a voar. Normalmente com o auxílio corajoso e impostergável da mãe Comento, verso por verso, o texto acima. Exemplo: Tal qual pequena águia, nos faz entender que diante da imensidão do universo, na vida, somos pequenas criaturas, mas ávidas por crescer, evoluir; Você nasceu para voar, caracterizando que embora pequenas, temos que procurar nosso aprimoramento e subir porque Deus não nos fez para ficarmos inertes, presos ao nihilismo, ao fracasso, mas para buscar as nossas sadias ambições e subir o mais alto que pudermos, em vôo livre, e sem obstaculizar o vôo de ninguém; Suas asas já cresceram, significando que já alcançamos a idade de depender de nós próprios, de sermos independentes e tomarmos as rédeas de nosso próprio caminho.

É óbvio que cada verso e cada pensamento são comentados e descritos sob vários aspectos e com profundidade, portanto, bem mais extensos do que estes que, acima, dei como exemplo, buscando, outrossim, aproveitar as circunstâncias do momento como subsídios didáticos para melhor esclarecimento e definição de todos os possíveis conceitos.

É uma situação que nos demonstra com perfeita nitidez o quanto nos é possível aprender com o exemplo das águias, com os ensinamentos da própria natureza.