Artigo

Degraus do sucesso!

Abstraídos de qualquer outra significação, devemos, em qualquer circunstância, primeiramente saber que servidor é aquele que serve a alguém ou a uma instituição e que tem como sinônimos os vocábulos servo, servente, empregado, obsequiador, serviçal, o que nos leva a aferir que se deve tratar humanamente a todos os servidores, e no nosso caso, com direção destacada para o servidor público, funcionário municipal, seja ele concursado ou não.

Ah se todos soubessem quão importante é ser servidor público. É no exercício desta função que mais amiúde nos relacionamos com o povo, haja vista que é no município que acontece o mais freqüente encontro com aquele que através do voto elegeu o prefeito de sua cidade e a quem, em primeira instância deve obediência e a responsabilidade de bem servir.

Bem servir não é somente atender às necessidades de quem nos procura como servidores, mas, principalmente, nos fazermos úteis e agradáveis aos nossos atendidos, despertando da parte de quem recebe nosso serviço, a satisfação plena de suas exigências e o prazer de ter sido servido por nós.

Para ser um bom servidor, são necessários alguns requisitos sócio-comportamentais, que além de nos possibilitarem um atendimento adequado, consubstanciem- se como verdadeiros instrumentos de transformação espiritual, de aperfeiçoamento da alma e de enobrecimento de nosso espírito.

Ao virmos ao mundo, recebemos de Deus uma série de habilidades, um punhado de recursos profissionais, um conjunto de dons, que devem ser exercitados para nosso aprimoramento, para o nosso crescimento sob todos os aspectos. Com eles deveremos enfrentar nossos obstáculos, trilhar por todos os caminhos.

É como se diante de nós tivéssemos uma escada de evolução humana, cuja meta, ao subi-la, fosse alcançar-lhe o topo, onde ao chegarmos tivéssemos como prêmio o sucesso. Para tanto, muitos degraus servir-nos-iam de suporte e entre os milhares deles, cumpre-nos destacar, cinco degraus essenciais, fundamentais, indispensáveis para o alcance da vitória.

Os cinco degraus são:
1) Acreditar em você, amando-se verdadeiramente. Somente quem tem autoconfiança e auto-estima sentir-se-á sempre predisposto e capaz de todas as realizações. Se você acredita no seu potencial, na qualidade dos seus recursos ou dons, então você está destinado ao sucesso, você será um verdadeiro e bom servidor.
2) Acreditar no seu trabalho; amar aquilo que você faz. Somente acreditando no seu trabalho, naquilo que você faz, você será bom. Se Você é recepcionista e gosta de sê-lo, você será um bom recepcionista.
3) Acreditar no município onde você vive. Ninguém consegue ser perfeito, ser feliz num município de que não gosta. Por isso você precisa gostar de Itabuna.
4) Acreditar na sua equipe, seja qual for o propósito ou atividade.
5) Acreditar em Deus, em qualquer circunstância.
(Continua na próxima edição)