Artigo

Apendicite Aguda

Apendicite aguda é relativamente comum, ocorrendo, principalmente entre as faixas etárias que vão dos cinco anos aos trinta anos de idade.

Entretanto, pode ocorrer a enfermidade, embora raramente, em idosos. O sinal que chama a atenção é a dor, inicialmente no meio do abdômen e, com o passar das horas, ela se localiza na parte baixa do abdômen, canto direito. Essa é a descrição clássica da localização da dor, contudo pode ser sentida em outras partes da barriga e ser difusa. A sensação dolorosa pode ser sentida também na coxa ou testículo direito.

A dor, como em outras enfermidades, deve ser valorizada, mormente quando se trata de um quadro clínico que exige imediato diagnóstico. A protelação deste porá em risco a vida do paciente. A dor traduz a inflamação do apêndice que intumesce, comprimindo terminações nervosas.

Quando se palpa o abdômen e imediatamente se retira a mão, traduzindo o sinal de ricochete, e o paciente se queixa, é indicação de peritonite, o que quer dizer estar toda a barriga inflamada. A febre é outro sinal valioso. Inicialmente, é branda, nas com a evolução do quadro clínico, ela vai se elevando, caracterizando a gravidade do quadro infeccioso. Certa vez, quando trabalhava numa cidade circunvizinha, apareceu no posto médico um jovem aparentando 25 anos de idade que se queixava de uma dor difusa no abdômen. Como estava sem febre, mediquei-lhe um analgésico e mandei-o ir para casa.

No dia seguinte, ele retornou. Ainda bem que não ficou tomando chás. Pedi ao jovem para se deitar na maca e à apalpação a dor aumentara de intensidade, embora não estivesse localizada no abdômen inferior no canto direito. Um dado me chamou a atenção. O termômetro indicava que havia febre. Minha conduta foi encaminhá-lo a Itabuna imediatamente. O paciente, como me relatou osteriormente, foi dirigindo seu próprio carro (!). Chegando em Itabuna, a febre chegara a 40 graus e logo estava sendo operado. Este paciente, por ter um bom nível cultural, notando que o analgésico não estava resolvendo sua situação, retornou ao posto médico e felizmente tudo se resolveu.

Entretanto, como já citei acima, um erro de diagnóstico, fará a doença progredir, estabelecendo um quadro grave e como conseqüência o óbito. Há outras doenças que simulam um apendicite, daí a importância do diagnóstico diferencial. Uma infecção urinária pode apresentar os mesmos sintomas tais como dor no baixo ventre e febre conquanto haverá queixa de dor e ardência à micção. Um exame de urina é muito útil. Nas mulheres, uma infecção de ovários e trompas igualmente terá um quadro semelhante. Há outras patologias que semelham a apendicite e que caberá ao médico fazer uma análise judiciosa antes de enviar o enfermo ao cirurgião.

O tratamento é cirúrgico.