Artigo

Interesses convergentes

Nos enredos policiais da era romântica o criminoso era instigado, sabe-se lá porque, a voltar à cena do delito. Na escola realista de hoje, o criminoso arrasa e segue em frente. Ou fica no mesmo lugar e se transforma em “serial killer”.

No dia 25, nove anos depois de passar o bastão ao ex-presidente Lula, seu desafeto Fernando Henrique Cardoso adentrou o Palácio do Planalto, a convite da presidente Dilma (que uma apresentadora do “Bom Dia Brasil” no dia seguinte “a chamou de a presidente Lula”, em ato falho bastante significativo), para um jantar de cerimônia.

Calma, O intelectual FHC estava acompanhado de alguns lideres mundiais integrantes do grupo Elders (ancião), como Jimmy Carter, o arcebispo Desmond Tutu e a expremiê norueguesa Gro Bruntland. Dedicam-se a ideais e ações humanitários.

Aparentemente, nada de mais no convite, apesar dos rumores de “interesses convergentes” entre Dilma e FHC, que sustentam convivência “civilizada”. Houve quem falasse em “casamento”. Nada de mais, também, porque o Supremo legalizou uniões entre antes consideradas heterodoxas, para não dizer impensáveis.

O diabo é que Lula, chamado Doutor Horrores Causa pelo missivista internético coronel Monteiro Campos, não foi chamado. O PT eriçou- se. Um de seus lideres acalmou a tribo: Dilma, disse morubixaba, continua firme no coração de Lula, e vice-versa, no melhor estilo da novela das oito.

Mas que “interesses convergentes” são esses? Dá para pensar. Talvez os petistas queiram cooptar na marra. São Paulo, por enquanto, cidadela eleitoral inexpugnável. E como a paulistada na boca de urna, dormir em berço esplendido neste País cuja oposição parece resumir-se a à língua desaforada de ACM Neto.

É provável que Lula esperto como ele só, ande por trás desse mistério político-partidário, Nunca dantes alguém surfou com tanta desenvoltura na crista da onda. Os títulos de doutor se sucedem, Empresários insistem em ouvi-lo tartamudear a R$ 200 mil por palestra ou churumela, E ele espaceja a entrega dos diplomas de modo a manter arrepiadas, segundo disse, as penas do tucano FHC.