Artigo

VAMOS MEDITAR O gato de Tonha

Entende aquele bichinho de estimação que mais parece filho? Pois é! Assim é o gato de Dona Antônia, mais conhecida por Dona Tonha Resadeira. Uma mulher simples e humilde. Basta o som de sua voz para percebe que se trata de uma pessoa com bom coração. Um socorro presente na comunidade.

Toda a admiração pelo dom de rezar e pela sua bondade tem uma razão. Conta que um gatinho apareceu com dois dias de nascido em sua porta. Por não ter filhos e ser viúva idosa, resolveu adotar o gatinho, o qual batizou com o nome de Gugu, mas conhecido como o gatinho da mãe Tonha.

Um luxo só. Comer só file! Beber só água mineral e leite de soja. Sorvete só de chocolate e apenas ao domingo. Ração só duas vezes por semana. O bairro onde mora Dona Tonha é “povão”, “povão” mesmo, mas é chamado de comunidade por ter ali pessoas de bem.

Chegou gente nova na área. Gente que não conhecia Dona Tonha. Sábado de sol. Dia bom para um bom churrasco regado a cachaça. Local? Embaixo da tradicional amendoeira. Coincidentemente, o mesmo local onde Gugu, o gatinho, toma sol. A cena. Todos com fome. Um belo gato com pêlo bonito e com uma aparência sadia. Ah! Não deu outra. O pixano virou churrasquinho.

Dona Tonha a procura do gato e, nada do gatinho aparecer. Inocentemente Dona Tonha perguntou aos vizinhos se eles não teriam visto o gatinho Gugu dormindo pela redondeza, ou melhor, na amendoeira. Mas, a resposta negativa era sempre repetida. E o coitado do gatinho já no espeto com farofa.

No outro dia o couro do gato Gugu aparece em sua porta, e o choro foi inevitável. Contudo, depois de chora muito, limpou o couro e colocou para secar. Era a sua lembrança. Mas a galera não perdoou e roubou couro para colocar no tambor do carnaval.

Os dias passaram, mesmo tristes. Com todo o acontecido ela não se abateu. O seu gatinho Gugu que virou churrasquinho para uns, porém pra Dona Tonha virou lembrança de uma relação de amor. Os rapazes pediram perdão a dona Tonha, e a reação dela não podia ter sido outra. Perdoou e abençoou.