Artigo

Família e Ordem Demolay

Composta pelos Maçons, pelas Filhas de Jó, pelos jovens Demolays e Tias, a Família Maçônica é assim formada. Nesta Família existem também os pais e mães de alguns Demolays ou de FDJsque não são maçons ou não são esposas de maçons e que estes também compõem o quadro desta Família Universal. A união dentro desta Fraternidade é muito importante para a formação dos membros da Ordem Demolay e de outras Ordens que também integram a Família Maçônica.

Quando esta Fraternidade Universal propicia um ambiente de iguais jovens, orientados por pessoas de maior idade e adaptada para o convívio com a juventude maçônica, e com o conhecimento de seus responsáveis e voltada para a formação de um caráter forjado em virtudes, e com uma proeminente habilidade de desenvolvimento de liderança, cidadania, filantropia, entre outros valores, eis então uma forma ou ação evidente e bastante efetiva pelo bem dos jovens membros e para toda juventude.

Quase sempre o nosso senso comum associa disciplina à prisão ou algo contrário à liberdade, mas disciplina é quando aprendemos algo e o colocamos em prática, por exemplo: obedecerregras. Então, dentro de nossa instituição temos a disciplina e a liberdade, onde cada membro tem a liberdade detomar as suas decisões, mas sem infringir as regras pela qual ele está submetido. Caso contrário, este membro sofrerá alguma sansão disciplinar. MAS DE QUE FORMA SERÁ ESSA PUNIÇÃO? Existem pessoas que não fazem parte de nossa Fraternidade Universal, que especulam ser esdrúxula, mas ledo engano por parte delas, não diferente das outras famílias, a nossa Família Fraterna analisa a situação de seu membro e se for necessário uma punição, esta não comprometerá sua integridade física e moral.

Ao longo da formação humana uma das melhores ou até, a melhor instituição que foi criada foi a Família, porque a partir desta nomenclatura surgiram outras, como Fraternidade, União e etc. Na sociedade a Família tem uma importância enorme, pois através das ideologias nela pregadas fazem com que os membros dela não tenham tanto interesse de fazer parte de atividades que contrariam aos ensinamentos pregados pelos seus familiares do qual eles descendem.

Após alguns aspectos serem apresentadas em epígrafe possível perceber que a Família, é a única forma de unir o passado, o presente e o futuro de nossa Ordem e de qualquer outro grupo familiar. E fazendo uma ressalva de que é a fórmula primordial para garantir a estabilidade destes tempos.