Artigo

Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia

Vercil Rodrigues – Cadeira 1

Graduado em História e Especialista em História Regional, ambos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Fundador do DIREITOS, jornal e revista jurídica; e da Editora de livros Direitos, autor das obras “Breves Análises Jurídicas” e “Análises Cotidianas” (Direitos Editora, 2010). Além de Autor de dois livros inéditos: “Tribunal do Júri” e o “Populismo em Itabuna”. É um dos fundadores na cidade de Itabuna da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL), a primeira do gênero na cidade, onde exerce a vice-presidência e ocupa a Cadeira 01. É também Idealizador-fundador e Vice-presidente da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (ALJUSBA), e membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), onde ocupa a Cadeira 21. Além de Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus.

José Carlos Oliveira – Cadeira 2

Advogado atuante em Itabuna e Região Sul da Bahia. Membro-fundador da Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes da Região Grapiúna (Amalcarg); da Academia Grapiúna de Letras (AGRAL) e da Academia de Letras Jurídicas do Sul da Bahia (ALJUSBA), sendo o seu Tesoureiro José Carlos Oliveira teve sua base educacional em sua terra natal Almadina/ Bahia e no Colégio Salesiano de Aracaju/Sergipe. Cursou o Científico no Instituto de Educação Regis Pacheco em Jequié e o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a colação de grau em 11 de agosto de 1973. No período de 10 de maio de 1976 a novembro de 1994, trabalhou no Ministério do Trabalho como Inspetor do Trabalho e Subdelegado do Trabalho em Itabuna, tendo se aposentado como Auditor Fiscal.

Leandro Alves Coelho – Cadeira 3

Advogado e consultor jurídico (2006-2011). Professor universitário. Graduado em Direito (2005). Pós-graduado em metodologia do Ensino Superior com especialização em Direito Tributário pela Unisul (2008). Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental com ênfase em Tributação e Meio Ambiente pela Universidade Católica de Salvador/UCSAL (2011). É integrante do NEF (Núcleo de Estudos Financeiros) com atuação na área de tributação municipal. Atualmente é sócio do CP&B – Advogados Associados, professor de Legislação Trabalhista, Teoria do Direito, Direito Tributário e Direito Empresarial do Curso de Direito da UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura, e professor do Curso de Pós-graduação em Controladoria e Finanças onde ministra aulas da disciplina de Gestão de Tributos da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Um dos fundadores e atual Presidente da ALJUSBA.