Artigo

Novas tecnologias e o ensino de língua portuguesa

As tecnologias contemporâneas promovem novas formas de aprendizagem e de comunicação, nesse sentido, as aulas de LP devem oportunizar a construção da autonomia dos discentes nas sociedades atuais – tecnologicamente complexas e globalizadas – sem apartá-los de sua cultura e das demandas de suas comunidades. Isso significa dizer que a escola que se pretende efetivamente inclusiva e aberta à diversidade não pode ater-se ao letramento da letra, mas deve, sim, abrir-se para os múltiplos letramentos, que, envolvendo uma enorme variação de mídias, constroem-se de forma multissemiótica e híbrida – por exemplo, nos hipertextos na imprensa ou na internet, por vídeos e filmes, etc.

Barthes (2006), na sua conceituação semiológica sobre língua, chama a atenção para o fato de que ela se modifica ao longo do tempo, por uma ação coletiva dos indivíduos que integram o corpo social. Assim, a língua sofre um processo natural de se modificar, mudar, evoluir, até para efeito de existência. Evoluindo, a língua em uso propicia variações linguísticas por certo tempo, em virtude das constantes mudanças da própria vida social. Nesse contexto, deve-se ressaltar a importância das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para garantir os múltiplos letramentos. Para Suanno (2003), as TICs são os recursos tecnológicos que permitem a troca de informações, que podem ser feitas usando diferentes meios de comunicação, seja rádio, televisão, jornal, revista, livros, fotografia, computadores, gravação de áudio e vídeo, redes telemáticas, robótica, sistemas multimídias, e muitos outros. A característica mais sedutora dessas tecnologias multimidiáticas é a interatividade, isto é, a participação ativa do usuário e a possibilidade de controlar o conteúdo da informação, ao contrário do ambiente escolar marcado pela disciplina.

Para Pedro Demo (2008), as TICs poderiam oferecer aos educadores horizontes tais como: novos modos de alfabetizar (multialfabetizações) mais envolventes, situados, atualizados, capazes de abrir para as crianças as habilidades do século XXI; nova forma de autoria individual e coletiva, mais flexíveis, transparentes; impulsos pertinentes em favor de autoridade do argumento, contra o argumento de autoridade; promoção de esferas públicas nas quais se pode desenvolver um tipo mais cosmopolita de cidadania; novas oportunidades de pesquisa, em especial na internet, transformando este mundo infinito de informação em material de pesquisa, não de cópia; maneiras diferenciadas de tratar o aluno, como alguém que pode construir a autonomia e autoria com apoio tecnológico e orientação maiêutica; modos mais situados de aprender, tipicamente reconstrutivos e envolventes.

Nesse contexto, é importante que o professor crie oportunidades para que seja possível trabalhar novas formas de linguagem ao mesmo tempo em que estejam também acessíveis padrões cultos da língua, padrões de qualidade de comportamento, de socialização, de respeito mútuo e de cidadania. É necessário que se conheça o mundo digital que embaralhou os padrões de escrita em ferramentas como blogs, wikis, facebook, Myspace, Twitter, Messengers. Na visão de Pedro Demo (2008), tais ofertas tecnológicas podem contribuir para a autoria, principalmente para crianças, as quais podem produzir textos próprios e discutirem on-line, alfabetizando-se de modo antecipado e alternativo. Na internet, há uma sensação de liberdade, pois tudo é discutível, tudo se pode refazer, à vontade, sem a presença do tutor, pode-se copiar tudo como também pesquisar habitualmente, assim o aprendizado torna-se mais prazeroso e autônomo. Para os jovens, o mundo da escrita e da produção também é fecundo, uma vez que para interagir na internet, é necessária a produção do próprio texto. Duas ferramentas poderosas que podem atender a essa necessidade são o Blog e a Wiki. E, apesar de apresentar textos mesquinhos, o Blog auxilia na construção de argumentos e contraargumentos, à medida que o dono do mesmo precisa argumentar de maneira aceitável e contrapor aos comentários dos blogueiros. Ocorre algo similar nas Wikis, ao permitirem a feitura de textos coletivos, sempre abertos, a exemplo da Wikipédia, que apesar de certos problemas e confrontos próprios da produção coletiva, possui tessitura flexível da plataforma, fomentando modos inteligentes de resolver tais questões. Essas ferramentas, portanto, favorecem a produção textual, bem como novas formas de se expressar, discutir, interagir, produzir e distribuir conhecimento.