Artigo

Degraus do sucesso (parte final)

Vimos que o primeiro degrau para você chegar à excelência é você acreditar em você mesmo. Sim ou Não?

Claro!.. Se você não acreditar em você mesmo, não tem quem ajude você. Não há quem possa motivá-lo. Na realidade, não existe, a meu ver, motivação. O que existe, segundo creio, é auto-motivação. Ninguém conseguirá motivar você, a não ser que você queira. Se você não quiser subir os degraus da sua escada, ninguém poderá ajudá-lo. Sua subida acontecerá somente se você quiser. Você…, apenas você, será capaz de fazer-se subir na sua escada. Portanto, somente você será capaz de ajudar-se na sua subida. Somente você pode ajudar-se. Você precisa acreditar no seu potencial. Você precisa acreditar em você e ser apaixonado por você próprio. Você tem que amar você. É imprescindível que você goste de você. Assim você conseguirá vencer o primeiro degrau da sua escada. Você deve gostar de você e acreditar em você.

O segundo degrau da fórmula que descobrimos e que estamos transmitindo a você é você acreditar no seu trabalho e gostar do que você faz. Você precisa ser apaixonado por tudo o que você faz. Se você ama o que você faz, você terá facilidade em fazer o de que você gosta. Se você ama o que você faz, você fá-lo-á bem e você será o melhor na sua arte. Entretanto, se você está no seu trabalho só porque ele é “legalzinho”, só porque ganha bem, só porque é simpático, não funciona mais. Você precisa ser literalmente apaixonado pelo que você faz, porque daí seu cérebro começa a liberar recursos, fortificar sua vontade e seu espírito. Dar-lhe-á novos conhecimentos. Começa a abrir novas portas, janelas e oportunidades; novos caminhos e novos horizontes. Ainda que você seja apaixonado pelo seu atual trabalho, você pode sair dele um dia e amar outro, mas enquanto você estiver neste, você tem que estar plenamente apaixonado. Sim ou não? Claro que sim. Se você é apaixonado pelo seu trabalho, pelo que você faz, você pode considerar-se um vitorioso.

O terceiro degrau da vitória é você acreditar e gostar do seu município, ou estado, ou país. Você precisa, também, ser apaixonado pelo chão que abriga você, porque se você vive num lugar e não acredita nele e não gosta dele, o seu cérebro começa a dizer que não vale a pena e, então, você deve urgentemente apaixonar-se por este lugar, seja município, estado ou nação, porque não existe pessoa bem sucedida numa localidade na qual não acredita. No caso, você precisa urgentemente gostar de Itabuna, por extensão da Bahia e consequentemente do Brasil.

O penúltimo degrau é você acreditar na sua equipe. Você precisa entender que não adianta você ser melhor sozinho. Você precisa de uma equipe. A gente não precisa mais de uma estrela. A gente precisa de uma constelação. Todo mundo precisa ser bom. Não adianta o chefe ser ótimo se o rapaz ou moça da portaria ou recepção não ser. Todos precisam ser bons. Precisam corresponder com a expectativa do conjunto. Todo mundo precisa brilhar! Sim ou não? Claro que sim!

O quinto, último e mais importante degrau é acreditar em Deus. Parece coisa de velho, coisa de religioso fanático, coisa de crente, mas cientificamente falando, as pessoas que acreditam em Deus, elas sobem mais fácil. Elas chegam mais fácil ao topo, por incrível que pareça. E mais, as pessoas que acreditam em Deus, quando elas sobem, elas sentem que tem mais coisas a fazer, porque Deus mostra novos horizontes. As pessoas que acreditam em Deus, elas chegam ao topo da escada e elas vão além do topo. Aí você vai dizer: poxa, mas quem não acredita em Deus também sobe. Lógico que sobe! Claro que sobe, só que as pessoas que não acreditam em Deus, quando chegam aqui em cima, aqui no topo, elas se perdem, porque elas não sabem para onde ir. Elas se perdem na arrogância, na vaidade, na auto-suficiência, bebida, droga, etc. etc., e tendem a cair e o tombo é feio.

Então se você quiser ter sucesso crescente e duradouro, se você deseja ser o vencedor ou vencedora do amanhã, você precisa, também, acreditar em Deus.

Eis aí os cinco mínimos degraus principais para o alcance do sucesso. É uma fórmula que mudou a minha vida. Imagine o que pode fazer por você. Experimente!.