Artigo

Atividade física X Adiposidade

O tecido adiposo é uma reserva essencial e sua proporção correta foi estabelecida pelos médicos. No caso das mulheres, ele deve totalizar de 9% a 20% da massa corporal. No dos homens, o mínimo é de 8% e o máximo de 18%. A maneira mais fácil de medir a quantidade de tecido adiposo é pela relação entre peso e altura. Já para verificar como a gordura se distribui pelo corpo, basta dividir o tamanho da circunferência da cintura pela do quadril.

Dependendo das características dessa distribuição, os riscos podem ser maiores. As células adiposas mais perigosas são aquelas que se depositam no abdomen. Recebem o nome de gordura visceral e são as maiores responsáveis pelo entupimento de artérias.

O excesso de tecido adiposo é, na maioria das vezes, fruto de uma dieta errada, baseada no consumo exagerado de carboidratos e comidas gorduras. Mas há “gorduras” e “gorduras”. As mais nocivas e engordativas são as saturadas. De origem animal, elas se depositam com mais facilidade justamente na região abdominal e aumentam os níveis de colesterol ruim. São abundantes nas carnes vermelhas, nos queijos amarelos, na manteiga e nos ovos. O segundo grupo é o das poliinsaturadas, presentes nos peixes, no amendoim e nos óleos de soja e milho. E o terceiro, das monoinsaturadas, encontradas nos azeites de oliva e canola. Quando não consumidas em excesso, as poliinsaturadas e monoinsaturadas fazem bem. Entre seus benefícios, está o de aumentar as taxas de colesterol bom.

Constantemente estamos citando nessa coluna os benefícios de uma boa alimentação, pois acreditamos que uma boa saúde inicia-se através de uma alimentação sadia. Infelizmente o apelo comercial induz as pessoas a consumirem alimentos que poderão até proporcionar um prazer momentâneo, mas que com certeza trarão problemas com o decorrer do tempo. Existem pessoas que abusam de alimentos inadequados e procuram compensar com horas e horas de atividade física, aí aparecem outros problemas, a exemplo de lesões nas articulações por excesso de treinamento. Portanto, vale à pena rever esses conceitos, o equilíbrio é necessário entre o que consumimos e a intensidade da atividade física, comer moderadamente e exercitar-se da mesma forma, é uma questão de coerência.

Faça exercícios com moderação. Não queira recuperar o tempo perdido em 1 mês. Procure se conscientizar da necessidade de ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios com regularidade. Atenção procure um profissional de educação física para lhe orientar sobre a prescrição dos seus exercícios. Se lembre sempre cada individuo é individualmente diferente do outro.