Artigo

Por que falta dinheiro?

O espaço do leitor do Jornal A Tarde de domingo (05/02/2012), publicou o artigo – Gestão Pública que assim iniciava: “Por que falta dinheiro para pagar melhor salário aos policiais, médicos, professores, engenheiros etc.? Uma resposta hipotética é: por falta de gestão qualificada, já que a carga tributária é alta”. Após discorrer sobre alguns pontos, concluiu desejando boa sorte para o povo da Bahia.

Concordando com o articulista no respeitante ao aspecto da falta de gestão qualificada, fui estimulado para ir mais além e emitir nossa opinião falando em tese e em relação ao País como um todo.

Acredito que antes da falta de gestão qualificada, que é um mal, não resta dúvida, existe um maior que se prolifera e infecta o organismo político, social e administrativo – a corrupção – forma de comportamento que renuncia a ética, a moralidade, a tradição, a lei e a virtude. Mal que exaure a dignidade e a cidadania dos povos, drena a riqueza do País e desvia recursos que proporcionariam o bem-estar e o progresso de todos para o bolso e privilégio de alguns poucos.

A corrupção é um problema que ocorre em todos os níveis – dos pequenos delitos diários aos grandes desvios financeiros no poder público e privado. O maior impacto da corrupção é sobre os cidadãos mais pobres, que não têm condições de absorver seus custos. Ao desviar recursos públicos, a corrupção compromete serviços de saúde, educação, transporte, segurança – os mais importantes para as classes menos favorecidas.

Como estamos em ano eleitoral, é oportuno lembrar que ainda existe o mal causado pela corrupção eleitoral.

A compra de votos ainda é uma realidade nas eleições brasileiras. Com um pouco de atenção pode-se perceber intensa negociação de bens materiais, favores administrativos, promessas de cargos e até formação de equipes remuneradas ou não para facilitar e transacionar vagas para consultas médicas, cirurgias etc., envolvendo quer integrantes da própria máquina de campanha do candidato; quer correligionários independentes, quer por cabos eleitorais que profissionalizaram a negociação dos votos e atuam como uma espécie de intermediário permanente de serviços públicos e outros favores.

Combater a corrupção é fundamental e necessário para se alcançar um governo mais transparente, justo e eficiente. É trabalhar a bem da Pátria e do povo brasileiro. Ela deve ser combatida e erradicada. Tudo depende de nossa participação. Querer é poder.