Artigo

Inversão de valores X Ordem Demolay

São notórias as transformações que a sociedade vem sofrendo ao longo do tempo. Sendo algumas situações postas a prova em nosso dia-a-dia. Mas é certo dizer que o tema ora apresentado em epigrafe é uma das principais ou até a principal mudança que vêem ocorrendo?

Esses acontecimentos iniciaram com o advento do capitalismo, e consequentemente da tecnologia, o mundo ficou mais competitivo e exigente e tudo em curto prazo. E algumas pessoas não priorizam a pregação dos valores familiares tradicionais e sociais.

Hoje você precisa pagar para ter alguns dos seus direitos atendidos, e algumas vezes estes não são; você é o cliente e mesmo assim tem que se adaptar aos nossos fornecedores; temos que pedir para que os nossos direitos sejam atendidos e etc.

Existem também casos onde autoridades que são consideradas pessoas ilibadas, “intocáveis”, pessoas acima de qualquer suspeita, são flagradas em atos ilícitos. Preceder esse que fere a constituição que determina a igualdade a todos os cidadãos, sem exceção.

Por outro lado, toda essa agitação cada vez mais frequente nas pessoas em virtude de ocupações diversas tem seu lado positivo. A exigência se tornou maior, obrigando as pessoas tornarem-se cada vez mais qualificadas, o jovem tem a necessidade de desenvolver autonomia, contribuindo-lhe como aprendizado para a vida profissional e social entre outros aspectos.

Então, por esses motivos a Ordem DeMolay, que é uma instituição juvenil, filosófica, ecumênica e filantrópica, como intuito de formar líderes desde políticos até profissionaise principalmente homens que possam ser úteis para com sua família e sociedade. Busca contribuir para a vida desses jovens rapazes que possivelmente serão o futuro da nação. Ajudando estes cada vez mais se tornarem independentes, comprometidos em suas causas, e o principal; sem esquecer os valores do amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.

A vontade de contribuir com a sociedade de forma positiva é tão grande dentro deles, que mesmo com as adversidades, e com situações onde pode ser consideradas nefastas, eles não se acanham e seguem em frente e em sua maioria, obtendo sua maioria êxito.

Mas esse exemplo não é exclusivo para os Demolays, e sim para todos os cidadãos que estão engajados nessa luta. Por fim, uma citação que se encaixa perfeitamente com essa situação é: “Para ser útil a Sociedade não é necessário ser um Demolay, mas para ser um DeMolay é necessário ser útil à sociedade”.