Artigo

As gastrenterites

Com o nome de gastrenterites, infecções intestinais, disenterias, diarréias, etc. se entendem as doenças, os distúrbios que ocorrem no tubo digestivo devido a várias etiologias. Esses distúrbios ocorrem graças ao aumento do peristaltismo, ou seja, o aumento dos movimentos das alças intestinais causando dor e perda de água para o exterior. As gastrenterites podem ser acompanhadas por febre, enjôos, vômitos, indisposição, cansaço, falta de apetite.

Essas doenças são causadas por diversas etiologias tais como: vírus, bactérias, protozoários, vermes, alergenos. Na infância é comum as gastrenterites provocadas por vírus, muito comuns no verão.

Diarréias recorrentes, que vão e voltam, acompanhadas de febre ou não, podem ser uma giardíase ou amebíase. As comidas que fazem mal com episódios de evacuações freqüentes com náuseas, vômitos são causadas por salmoneloses, shigeloses etc. Há uma infecção, oriunda de alimentos contaminados, muito grave denominada de botulismo, causada por uma bactéria que pode levar ao óbito.

Igualmente, existe uma gastrenterite ligada ao consumo de glúten, substância existente no trigo. As pessoas que não têm certa enzima não conseguem metabolizar produtos que têm como matéria-prima o trigo. Essas pessoas dever abster-se de ingerir alimentos fabricados com aquele cereal.

Caberá ao médico, ouvindo as queixas do paciente, fazer o diagnóstico a fim de estabelecer a origem da gastrenterite e prescrever o tratamento adequado. Ao lado dos medicamentos, a ingestão de líquidos é importante, principalmente para as crianças, para corrigir a desidratação originada pelas constantes evacuações e vômitos.