Artigo

Doenças do aparelho respiratório

Durante o inverno surgem doenças ligadas ao aparelho respiratório tais como: rinites, sinusites, faringites, asma, bronquites, pneumonias etc. Nessa estação, o ambiente está carregado de alérgicos como polens, ácaros etc. que vão sensibilizar às pessoas atópicas.

Gripes e resfriados são também comuns nessa época do ano. Como ambas doenças são causadas por vírus, o tratamento sintomático é o mesmo como: repouso, ingestão de líquidos, consumo de frutas e analgésicos para diminuir o desconforto.

As bronquites e pneumonias são também bastante prevalentes, principalmente em crianças. Nesse caso, deve o médico prescrever antibióticos além do tratamento de suporte.

Febre, dores musculares, tosse, espirros, lacrimejamento, congestão nasal, rinorreia, falta de ar são alguns dos sintomas comuns a essas patologias.

Além do repouso, da ingestão de líquidos, o paciente deverá bem se agasalhar e arejar sua residência. A tuberculose, embora na maioria das vezes acometa os pulmões, podendo infectar outros órgãos, não tem relação com as estações, ocorrendo em qualquer época do ano. Contrariamente à crendice popular, gripe, resfriados, bronquites não evoluem para aquela doença.