Artigo

Antissepsia

Hoje, lavar as mãos é um hábito integrado ao nosso cotidiano. Quando nos ferimos, lavamos o ferimento e a seguir, usamos um antisséptico. Contudo, nem sempre foi assim. No passado, a antissepsia era pouco utilizada.

Na metade do século dezenove, era muito frequente a mortalidade por febre puerperal, uma doença causada por bactérias logo após o parto. Havia, nessa época, em Viena, Áustria, duas maternidades. Na segunda maternidade, as mortes de puérperas era superior do que na primeira maternidade. Também nas mulheres que pariam em casa, ajudadas por parteiras, a incidência de febre puerperal era menor do que na segunda maternidade. Esses dados chamaram a atenção do médico Ignaz Phillipe Semmelweis. Igualmente, verificou Semmelweis que a segunda maternidade era anexa à sala de anatomia, onde os acadêmicos de medicina, após dissecarem cadáveres, iam, sem lavar as mãos, à sala de parto partejar. Semmelweis pensou que os acadêmicos transportavam em suas mãos “algo” existente nos cadáveres da sala de anatomia para a sala de parto, adoecendo as parturientes. Hoje, sabemos que aquele “algo” se chama bactérias. Semmelweis começou a aconselhar os acadêmicos e os obstetras a lavar as mãos com uma solução de hipoclorito de sódio. O resultado foi a redução drástica da mortalidade das mulheres por febre puerperal.

Apesar da queda da mortalidade das puérperas, muitos médicos não apoiaram Semmelweis e alguns deles se sentiram ofendidos por ter de lavar as mãos antes de fazer um parto (!) A chuva de críticas sobre Semmelweis foi intensa e terminaram por interná-lo num asilo, onde viria a falecer duas semanas após a internação. Somente tempos depois, com os trabalhos de Louis Pasteur sobre a transmissão das doenças infecto-contagiosas, Semmelweis foi reconhecido e seu conselho de que os médicos, antes das cirurgias, deveriam lavar as mãos, foi admitido pela comunidade científica.

A ciência, o conhecimento humano se desenvolvem passo a passo. A seguir, ao uso dos desinfetantes, vieram as sulfas e posteriormente os antibióticos, aliviando a Humanidade de muitos sofrimentos.