Artigo

Formação da Competência Leitora – II

Como já foi discutido no artigo Formação da Competência Leitora – I, publicado no mês de junho, faz-se imprescindível promover em todas as áreas de ensino, não somente na área de Língua Portuguesa, a formação e o desenvolvimento da competência leitora, tão necessária nos dias hodiernos, a fim de que o educando possa ler, estabelecendo sentido e relações intertextuais, a partir do repertório de conhecimentos prévios.

Nessa perspectiva, conforme Fiorin e Savioli (2003), no livro Para entender o texto: leitura e redação, a recorrência de traços semânticos estabelece a leitura que deve ser feita do texto. Essa leitura não provém dos delírios interpretativos do leitor, mas está inscrita como virtualidade (possibilidade) no texto.Segundo os autores, há várias possibilidades de interpretar um texto, mas há limites. Certas interpretações se tornarão inaceitáveis se for levada em conta a conexão, a coerência entre seus vários elementos.

Essa coerência é garantida, entre outros fatores, pela reiteração, a redundância, a repetição, a recorrência de traços semânticos ao longo do discurso. Para que o leitor perceba essa reiteração, deve percorrer o texto inteiro, tentando localizar todas as recorrências, isto é, todas as figuras e temas que conduzem a um mesmo bloco de significação. Dizer que um texto pode permitir várias leituras não implica, de modo algum, admitir que qualquer interpretação seja correta nem que o leitor possa dar ao texto o sentido que lhe aprouver. Assim, o leitor cauteloso deve abandonar as interpretações que não encontrem apoio em elementos do texto.

Nessa mesma perspectiva, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2008) propõem que as atividades de leitura de textos devem focalizar não apenas a formação ou consolidação do gosto pela atividade de ler, mas sim o desenvolvimento da capacidade de compreensão e produção do texto escrito, seja aquele oriundo de esferas privadas, seja aquele que circula em esferas públicas.

Sendo assim, é importante que os educadores desenvolvam a competência leitora,tendo como compromisso possibilitar letramentos múltiplos, o que pressupõe conceber a leitura e a escrita como ferramentas de empoderamento e inclusão social, além de procurar, também, resgatar o contexto das comunidades em que a escola está inserida, as práticas de linguagem e os respectivos textos que melhor representam sua realidade, a fim de que os alunos-leitores estabeleçam sentido, ampliando e redimensionando sua visão de mundo.