Artigo

Democracia demagoga

Decorrentes acontecimentos vêem manchando o nosso país e o provocando o surgimento de questionamentos, sobre o real regime político presente dentro das jurisdições brasileiras. Inquirições como essa visam esclarecer dúvidas, se está sendo exercida a democracia no Brasil ou não. Se a democracia está sendo respeitada e como ela está funcionando etc..

Arbitrariedades por parte do governo; a falta de acesso às informações e acessibilidade; a desigualdade, e a existência de casos referentes a desrespeito a cidadania humana ou até “iuslibertatis“, demostram uma falta do cumprimento desta e uma disparidade da etimologia da palavra que vem do grego, onde “demo” significa povo e “Kratia”, de “Krátos” significa governo, poder, autoridade. Ou seja, democracia significa governo do povo, poder do povo, onde a oficialização do poder estatal vem da vontade do povo e do consenso dessa maioria.

Demagogia essa, que já existe desde seu surgimento aqui no Brasil, pois escravos, mulheres e estrangeiros eram marginalizados, excluídos dos verdadeiros direitos de cidadãos. Deixando que uma minoria possuísse efetivamente o poder e utiliza-se em nome da maioria, impossibilitando que interesses e objetivos dessa minoria fossem considerados universais em nome da “democracia”.

No entanto, e para o bem da sociedade, podemos contar com os remédios constitucionais, grupos e instituições públicas e privadas, de forma direta ou indiretamente, como é o caso da Ordem Demolay, Maçonaria e outros grupos paramaçônicos. Nas quais têm como um dos seus baluartes a democracia em suas diversas áreas. A liberdade religiosa e intelectual, além da formação de seus dirigentes, que são eleitos a partir de uma forma liberal e democrática, são exemplos desta prática.

Enfim, seria um tanto utópico, dizer que o Brasil vive uma real democracia vista a situação vivenciada atual, tornado um pouco tanto complicado imaginar que haja uma conscientização em uma grande maioria, provavelmente devida uma passividade e hábitos individuais. Dessa maneira, cabe ao cidadão reavaliar os ideais democráticos do nosso país e pensar em democracia de forma não pronta e sim, em uma forma a ser construída, fazendo que todos nós tornemos pessoas atuantes em nossa sociedade e que se façam presente na vida política desta. Lembrando que essa responsabilidade não cabe apenas a um grupo ou uma parcela da população, e sim de todos nós!