Artigo

A História da Água em Itabuna

A água potável, antigamente em Itabuna chegava aos lares de forma precária, em um tipo de vasilhame, chamado de “carote” que era transportado em lombos de burros ou em carroças, através da tração animal.

O produto era extraído de poços artesianos denominados de cisternas, diâmetro de dois metros e profundidade de dez a trinta metros. A maioria das cisternas localizava-se, mais concentradas nos bairros: Vila zara e no “Fuminho”, hoje o nosso grande bairro do São Caetano.

Outra realidade – Itabuna que antes dos anos 70 contava com 50 mil habitantes se desenvolveu e atualmente ao completar 102 anos de existência já conta com uma população estimada em cerca de 250 mil habitantes. Por isso a luta para a ampliação do seu sistema de água tratada veio através de muita luta e esforços, trabalho que prossegue até os dias atuais e para suprir as deficiências os administradores buscam o produto em outras regiões. Ainda com sua rede de abastecimento de água tratada em desenvolvimento para acompanhar o crescimento da população, assim como a coleta de esgoto, reestruturada e ampliada vários projetos são desenvolvidos.

A água onde buscar? – Antes de chegar ao estágio que se encontra, a água potável passou por distintos momentos! No começo foi criado o serviço autônomo de água e esgoto, onde apenas o centro da cidade e os bairros próximos do centro recebiam o benefício. Os moradores dos outros locais tinham que comprar caminhões pipas, em substituição de burros e carroças, naquela época a água Santa Clara.

Apenas em 1970 é que foi inaugurada a Estação de Tratamento de Água do São Lourenço, aumentando assim a oferta do produto da cidade, através do Governo do Estado (Embasa). No ano de 1989, devido a precariedade dos serviços prestados pela concessionária foi criada através da Lei Municipal n° 1.455, a EMASA, uma empresa de Itabuna, feita para os itabunenses, numa ampla visão do então prefeito Fernando Gomes.

Após a instalação da EMASA, Empresa Municipal de Águas e Saneamento, para reforçar e aumentar a vazão da água captada em Rio do Braço foi criada a Estação Intermediária de Mutuns, que aumentou a produção de água de 340 litros, para 570 litros por segundo. A Emasa, nesta época, tinha como presidente Geraldo Bríglia. Em 2007 foi instalada a Estação de Tratamento de Águas de Ferradas. O presidente, da EMASA nessa época era o administrador Isaias Mendes Lima Filho e o prefeito era Fernando Gomes Ele ingressou na Justiça contra o município de Ilhéus para trazer mais água para a população itabunense. Assim, a exemplo da Estação de Mutuns à demanda da oferta aumentou mais 100 litros de água por segundo, para abastecer toda a Zona Oeste da cidade. Esta estação atualmente gera 400 litros por segundo e em conjunto com a ampliação da Estação de Tratamento de Água do São Lourenço, através de uma adutora de 12 quilômetros, com diâmetro 700mm, a EMASA está com a capacidade de produzir até 1.000 litros de água por segundo. Ou seja, a evolução é visível.

Mais a luta não termina ai! A diretoria da EMASA vem melhorando os serviços prestados, a cada dia visando maior a distribuição do produto que qualidade tem comprovada. São grandes os avanços. Por exemplo, a normalização do fornecimento de água por meio de válvulas de pressão com o objetivo de regularizar o abastecimento nas partes mais altas do município. Esse projeto está sendo desenvolvido pelo atual presidente engenheiro Geraldo Bríglia, pela terceira à frente da empresa, atendendo a um convite do prefeito Capitão Azevedo.

Outra grande preocupação de Geraldo Bríglia e do prefeito Capitão Azevedo, está voltada na área de saneamento em novas redes e na substituição das obsoletas redes de esgotos codominais pelas de PVC, já atingindo cerca de 12 mil metros em todo o município dentro do sistema correto: o convencional! Essa ação conta com a participação da Prefeitura, por conta dos recursos disponíveis para o setor de saneamento.

Os 102 anos da cidade, podem ser comemorados, pois a qualidade de vida dos itabunenses vem evoluindo muito e a atual administração municipal, do Capitão Azevedo vem olhando com mais atenção para as partes mais humildes da cidade e fazendo muitos investimentos no sentido de melhorar o tratamento de água e esgoto.

Para 2013 já foi anunciado investimentos neste setor de 120 milhões de reais, com a participação direta da Emasa para atingir cem por centro de esgoto tratado dentro deste município, inclusive, retirando todos os dejetos que são jogados no Rio Cachoeira, um sonho de todos os itabunenses que amam a sua cidade e querem ver o Rio, com suas águas cristalinas novamente.

Parabéns, Itabuna!