Artigo

Resfriados, bronquites, pneumonias etc.

É comum no inverno aparecerem certas doenças ligadas ao aparelho respiratório. Isto ocorre por diversas causas tais como pólen de flores na atmosfera; as pessoas, para se protegerem do frio, fecham portas e janelas, se confinando nos aposentos onde praticamente não há circulação do ar. As pessoas fortemente atópicas ou alérgicas, para evitar inalação de alérgenos poderiam usar máscaras ao sair à rua. Independente de ser alérgicas ou não deveriam usar agasalhos e de vez em quando abrir janelas e portas para facilitar a circulação de ar em suas residências.

Espirros constantes, lacrimejamento, nariz entupido devido ao edema nasal e conseqüente produção de secreção, falta de ar são alguns sintomas ligados às alergias tais como asma, rinite, sinusite alérgica etc. Já a tosse produtiva, aquela onde há secreção de muco amarelado ou esverdeado, falta de ar, dor no peito, febre , dores musculares são sintomas que nos conduzem às doenças do aparelho respiratório inferior com comprometimento da traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões.

O comprometimento dos brônquios causa seu edemaciamento ou inchação, com secreção, dificultando as trocas gasosas. Igualmente, os alvéolos pulmonares afetados vão conduzir à dificuldade nas trocas gasosas ou seja na inspiração do oxigênio e na expiração do gás carbônico.

Com o cansaço, as dores musculares forçam o paciente a procurar o leito a fim de diminuir o gasto de energia. Como existe perda de água, o paciente deve ser hidratado. Se a doença for de fundo alérgico, o médico deverá receitar medicamentos sintomáticos tais como broncodilatadores que vão diminuir o edema dos brônquios, anti-histamínicos, corticoides etc. para amenizar o desconto do doente. Se a enfermidade tiver fundo infeccioso, além de analgésicos, broncodilatadores, se usará antibióticos estes representando os remédios principais no tratamento nas doenças infecto-contagiosas do aparelho respiratório.

Doenças graves que ameaçam à vida como as pneumonias serão melhor tratadas em regime de internação hospitalar bem como os casos graves de asma. Algumas pessoas pensam que as bronquites evoluem para a tuberculose. É falso. As enfermidades têm muito a ver com o sistema imunológico do doente. Quando o sistema imunológico está deprimido a pessoa adoecerá desta ou daquela doença. E não há medicamento para aumentar-lhe as defesas. Por conseqüência, contraírá tuberculose quem estiver predisposto, quem estiver com seu sistema imunológico falho. Felizmente, para as grandes doenças há os grandes remédios.