Artigo

Gripe A (H1N1) – prevenção ainda é o melhor remédio

Em 2009, o subtipo do vírus de influenza denominado A (H1N1), foi responsável pela pandemia de influenza. Conhecida como gripe A, a doença teve em sua grande maioria casos que foram considerados leves, mas também foram constatados casos graves, principalmente em gestantes, idosos, crianças, portadores de doenças crônicas e pessoas obesas e o elevado número de óbitos colocou o Brasil em estado de alerta.

Em 2010 a Organização Mundial da Saúde (OMS), decretou o fim da pandemia da gripe A (H1N1), porém, surtos localizados continuam aparecendo em vários lugares do mundo, mesmo com grande parcela da população imunizada pela vacina ou pela infecção natural.

As baixas temperaturas do inverno favorecem a proliferação de vários subtipos do vírus de influenza, possibilitando a proliferação da gripe A, bem como de outras síndromes respiratórias, e este ano, o Brasil está novamente em alerta, uma vez que estão sendo constatados muitos casos de pessoas infectadas pelo vírus da gripe A, principalmente nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), inclusive com casos de óbitos.

Quando é constatada a gripe A (H1N1), os médicos são orientados a prescreverem o antiviral oseltamivir, conhecido pela marca Tamiflu, o mais precocemente possível, sem aguardar resultados de laboratório ou sinais de agravamento, em todas as pessoas que apresentarem a síndrome gripal, particularmente nos grupos vulneráveis para complicações, como as gestantes, crianças pequenas, idosos, obesos e portadores de doenças crônicas. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o medicamento para as redes pública e privada.

Muitos dos sintomas da gripe A são parecidos com os da gripe comum: febre (39º), tosse, dores musculares e nas articulações, dificuldade respiratória, dores de cabeça, cansaço, coriza, vômito e diarréia em alguns casos. O período de incubação varia entre 24 horas a duas semanas. Segundo a OMS e o Ministério da Saúde, não é preciso apresentar todos esses sintomas para ter a doença.

Em casos de suspeita de contaminação, a orientação é que você procure seu médico de confiança ou o serviço de saúde mais próximo para receber o tratamento adequado, o mais rápido possível, pois, a medicação é mais efetiva nas primeiras 48 horas após o aparecimento dos sintomas, e o porcentual de cura é de quase 100%.

Cuidados básicos que ajudam na prevenção da contaminação pelo vírus da gripa A:

? Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente após tossir, espirrar ou tocar em superfícies como mesas, maçanetas, computadores de uso comum, os botões de elevadores e etc.

? Não compartilhe alimentos, toalhas, talheres, copos e objetos de uso pessoal. ? Evite ficar em ambientes fechados e com grande aglomeração de pessoas. ? Procure cobrir a mão e o nariz com lenço descartável sempre que tossir ou espirrar.

? Mantenha os ambientes bem ventilados, abra janelas e portas para melhorar a circulação do ar.

? Sempre que possível utilize o álcool gel para higienizar as mãos.
? Se estiver com febre acima de 38ºC, tosse, acompanhada ou não de dor de garganta, procure o seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.

Como a Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente através de tosse, espirro ou contato com secreções de vias aéreas de pessoas infectadas, vale lembrar que a prevenção ainda é o melhor remédio e cada um deve fazer a sua parte!