Artigo

O papel da escola na construção social e inclusão escolar

A escola como um centro acadêmico e lembrado por Paulo Freire, como um lugar da educação formal; onde a construção de tomada de decisões pode ser de dois ângulos: a inclusão social ocasionada de ordem educacional ou a construção de uma sociedade tola e sem um panorama de melhora.

A inclusão de ordem educacional darse- á a partir da amostra de uma suposta melhora na vida dos discentes, ou mesmo uma permanência na esfera social que o mesmo se encontra, em determinados casos. A autoestima pela absorção do conteúdo ou a necessidade pela busca do conhecimento, notório em alguns celebres estudiosos, também é algo pertinente por essa inclusão social.

Contudo, se a instituição educacional não atenta ou não consegue construir através do raciocínio crítico a fim de instrumentalizar os indivíduos para que alcancem a autonomia e respondam aos desafios do ambiente e se estes não enxergam uma possível mudança de vida, o jovem entra no estado de estagnação e sem nenhuma perspectiva de vida.

Ante o exposto, o desenvolvimento crítico de mudança é resultado da escola, mas também da família e do seu contexto social; dependendo, portanto, da conjuntura desses pilares e a vivencia desses ciclos sociais.