Artigo

A responsabilidade pela formação do homem

Antes mesmo do nascimento, especificamente, na fecundação do embrião, este já é influenciado, e assim, vai até a concretização da formação do ser humano, fato comprovado cientificamente, e ressaltado pelo Mestre, professor universitário, Dr. Marcus Renato de Carvalho em um dos seus artigos (Vida uterina: feto sofre influência do Estado emocional da grávida). Os valimentos da família, dos professores, líderes políticos, religiosos e intelectuais são expoentes na construção do indivíduo.

Defronte a essa inquisição, a responsabilidade pela formação do homem também é parcialmente obrigação dos que estão ao seu redor, porém, a decisão de tornar-se um lhano resultado do meio ou se este vai ser um diferencial perante os demais, fica a encargo de cada um. Não menosprezando as profissões que, infelizmente, são pouco reconhecidas no país, como a de pedreiro e dona-de-casa. Podemos citar como exemplo, o Ministro do STF, Ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes, filho de pedreiro e de dona-de- -casa, que nasceu no interior de Minas, primogênito de oito filhos, arrimo de família após a separação dos seus pais. E que este não deixou de lutar pelo seu sonho, mesmo com as adversidades da vida. E hoje é um dos nomes mais importante do judiciário brasileiro.

Todavia, não poderíamos deixar de aludir que existem casos em que as circunstâncias em que a fuga a realidade em que o sujeito esta é quase improvável, principalmente quando este não vê uma perspectiva de mudança e ninguém lhe mostra. Destarte, este passará a encontra- se em risco, na qual as decisões precipitadas, insipiente podem levar a um detrimento, em alguns casos irreparáveis.

A responsabilidade é a entrada no jogo, ou seja, quando algo depende de mim, portanto a tomada de decisão é do próprio, ele encontra-se no centro da responsabilidade, mesmo com a influência externa. Pois, ninguém pode ser culpado por algo que a própria pessoa fez. Nestes casos, não se trata de culpa e, assim, também não existe a culpa coletiva; discutível neste caso seria apenas a responsabilidade legal.