Artigo

Enteroinfecções

No verão é muito comum as enteroinfecções, comumente chamadas de diarréias ou infecções intestinais. Os agentes causadores das diarréias são muitos, destacando-se os vermes, as bactérias e os vírus. Estes, no verão, atacam principalmente as crianças, causando-lhes vômitos, evacuações aquosas, dores abdominais etc. È conveniente que os pais, aos primeiros sinais da doença, ministrem aos filhos o soro enquanto buscam atendimento médico.

Ao adquirirem alimentos em conserva, verificar o prazo de validade do produto, recusar latas de conservas que à percussão demonstrem um som fofo, evidenciando presença de gases. Este cuidado simples pode evitar ingerir alimentos estragados.

As salmoneloses e shigeloses também cursam com diarréias, dores abdominais, febre, palidez, calafrios etc. Alimentos mal preparados, leite não pasteurizado podem causar enteroinfecções. Antes da pasteurização eram comuns as salmoneloses, especialmente a febre tifóide. Há uns dois anos, um vendedor de leite não pasteurizado foi preso por insistir com sua prática. Cabia ao vendedor de leite trocar o ramo do seu comércio e não pôr em risco a saúde da comunidade. Quem ingere leite não pasteurizado pode vir a adoecer e infectar outras pessoas.

Também existem as diarréias do turista. Este, entrando em contato com novos alimentos, condimentos adoece, como se o organismo estranhasse a comida. Felizmente isso não acontece com todos os turistas.

Parasitoses igualmente são causas de diarréias, daí a necessidade de usar anti- -parasitários uma vez ao ano.

Entretanto, no verão, as crianças são as que mais sofrem devido aos rotavírus. Em poucas horas as dejeções e os vômitos são tão freqüentes que podem levá-las à desidratação, ameaçando sua vida. Daí, como citei acima, os pais, aos primeiros sintomas, devem oferecer o soro ou sucos aos seus filhos enquanto procuram o médico.