Artigo

Malhação X Verão

O astro rei volta a brilhar com mais intensidade anunciando o período mais esperado por todos os que gostam de liberdade, saúde, esportes e atividades descontraídas, que são características da estação de verão. Junto com o verão aparecem os famosos “malhadores de verão”, que são pessoas acostumadas a malhar só no intuito de melhorar o aspecto físico e estético para desfilar nas praias ou colocar roupas nos shows de axé music. Existe um grande perigo que cerca esses malhadores de temporada que é a overdose de exercício físicos que podem ocasionar lesões ou problemas mais sérios em nível de músculo-articular ou comprometendo a saúde de forma generalizada.

Aí vão as dicas para quem quer entrar em forma e não sabe por onde começar ou em que intensidade deve praticar as atividades físicas. Começaremos com sugestões básicas, mas que são importantíssimas para que as pessoas não coloquem em risco a própria saúde.

Fazer um exame clínico é fundamental para as pessoas que não vêm mantendo uma atividade física regular e querem pegar forte na malhação.

Procurar uma academia de ginástica para fazer uma avaliação física e saber em que intensidade os exercícios deverão ser iniciados.

Nunca pratique corridas em horários de grande intensidade solar, a exemplo das 11 às 17 horas.

Use roupas leves e confortáveis inclusive boné ou viseira para proteger os olhos.

Procure ingerir bastante líquido antes, durante e após a atividade física (no mínimo 1 litro por dia). Se for fazer corridas ou caminhadas, procure saber de um professor de educação física sobre qual seria a freqüência cardíaca ideal durante o percurso (zona-alvo).

Evite dietas rigorosas, procure um nutricionista para que o oriente sobre a forma correta de alimentar-se no verão. Evite ingerir bebidas alcoólicas após praticar exercícios físicos.

Portanto, está cada vez mais comprovado que torna-se imprescindível o acompanhamento de um profissional de educação física.