Artigo

Dengue

O verão chegou e com ele a preocupação com a dengue. Como nessa estação há muita umidade e calor, condições básicas para eclosão dos ovos do mosquito, a doença se manifesta com maior intensidade.

A enfermidade é causada por vírus (seres vivos que só podem ser vistos por microscópicos especiais) que se albergam em mosquitos da espécie Aedes aegypti. O mosquito, ao picar uma pessoa doente, se contamina e ele ao picar alguém sadio contamina-o. Desse modo forma-se o ciclo: homem- mosquito-homem. Depreende-se que o vetor (mosquito) é condição importante para a transmissão da Dengue. Somente o mosquito fêmea, devido á sua fisiologia, se alimenta de sangue.

O vírus se apresenta com quatro sorotipos ou seja: den-1,den-2,den-3 e den-4. Todos nós temos anticorpos que nos protegem de doenças. Quando um micróbio invade nosso organismo, o sistema imunológico se mobiliza para a destruição do agente invasor. E quando este é vitorioso, adoecemos. Numa epidemia de Dengue é de se presumir que toda a comunidade é picada pelo A. aegypti, mas somente algumas dessas pessoas adoecerão. E dessas pessoas, algumas delas podem contrair Dengue até quatro vezes. E quanto mais se adoece mais aumenta a probabilidade de se contrair Dengue hemorrágica.

Alguém exposto a um sorotipo fica imunizado para aquele sorotipo. Por exemplo: Quem contraiu o den-1 fica imunizado para este serotipo mas não para os demais. Como a Dengue interfere na coagulação sanguínea, deve-se evitar usar aspirina (A.A.S).

As manifestações clínicas são: manchas avermelhadas no corpo, febre, coceira, dor de cabeça, dor nos olhos, dor no abdômen, enfim dor em todo corpo, inapetência, vômitos, sangramentos… A Dengue pode se manifestar na forma clássica ou forma grave – a hemorrágica. Esta compromete o sistema nervoso central, os pulmões, o coração além de interferir na coagulação do sangue.

Como não existe tratamento específico, isto é: um medicamento que elimine o vírus, o tratamento é de suporte como hidratação, analgésicos… Infere-se, então, que a prevenção é importante. Evitar o acúmulo de água em pneus, calhas, garrafas, não deixar reservatórios de água descobertos… As pessoas têm uma grande importância no combate à Dengue.

A síntese de uma vacina seria o melhor método de controle dessa virose. Enquanto no sarampo, na varicela (catapora), na poliomielite existe um vírus e um só sorotipo, na Dengue, como vimos atrás, há quatro sorotipos. Isso dificulta a fabricação da vacina. Entretanto, com o crescente aumento dos casos da enfermidade, principalmente, na sua forma hemorrágica, e como conseqüência de milhares de pessoas faltando ao trabalho, os gastos no tratamento dos enfermos, no futuro, os governos tomarão a decisão de investir na produção da vacina.

Enquanto isso, deve-se prevenir, e governos e população trabalhando juntos na melhoria do saneamento.