Artigo

Atendimento, um ponto de branding importante – III

Gostaria de começar nosso artigo corrigindo um termo usado indevidamente na coluna anterior em que eu aconselhava a busca por pessoas do mesmo perfil para formação de equipe de vendas. Na ocasião, usei a palavra “heterogeneidade”, quando na verdade queria dizer homogeneidade. Desculpem nossa falha. É exatamente desse ponto que iniciaremos nosso texto.

A homogeneidade da equipe de vendas é uma tarefa difícil, mas não impossível. Quem trabalha com gestão pautada na ciência da Administração, sabe: as ferramentas de gestão são fundamentais para este processo. Os Recursos Humanos avançaram muito nos últimos anos, testes aferem a diminuição da margem de erro com relação ao candidato que queremos contratar, investir tempo e treinamento nele. Mas cuidado: tem empresas que estão exagerando nos testes e deixando de lado o novo em detrimento da experiência. É muito comum contratar candidatos de carreiras feitas do que candidatos verdoengos. Quem coloca o maior peso no currículo se esquece de que os vícios são parasitas que acompanham os candidatos, doenças quase patológicas que podem influenciar negativamente toda a equipe. É importante também tomar o cuidado na hora de contratar a empresas de RH. Algumas não têm em seus quadros profissionais com experiência necessária para ajudar a fazer essa escolha. Muitas vezes, elas estão mais interessadas em aprovar um candidato que também é seu cliente. Se você não tem condição de contratar uma empresa de RH, aqui vão mais algumas dicas de perguntas- -chave para as entrevistas: 1. Por que você está mudando de emprego (se for o caso)? 2. Por que você foi demitido (se for o caso)? 3. Por que quer trabalhar aqui? 4. Quais suas principais realizações ao longo da carreira? 5. Quais seus principais fracassos? 6. Quais seus pontos fortes? 7. Que pontos em seu comportamento ainda precisam ser desenvolvidos? 8. Quais são suas motivações? 9. Consegue trabalhar sob pressão? 10. Conte sobre sua família. O que faz nas horas vagas? 11. Qual sua pretensão salarial? 12. Quais seus planos para o futuro? 13. Por que devo contratar você?

A maior dica que este artigo pode lhe oferecer é a seguinte: estabeleça uma marca forte nos serviços – a sincronia correta dos sinais emitidos ao cliente, a conexão emocional e a incorporação da marca pelos funcionários são os pontos- -chave para você se manter, crescer e perdurar. Busque colocar sua empresa num patamar jamais alcançado pela concorrência. Pense na sua empresa como aquele hospital ou clínica em que todos gostariam de ser tratados, pois quem entrega sua vida ou corpo para cuidados demonstra muita confiança. O branding é o novo Marketing, a nova forma de estabelecer uma relação com o cliente, de criar seguidores da sua marca e se perpetuar no mercado. Por isso é muito importante que sua equipe esteja pronta para essa nova demanda que, aliás, insiste em ser mutável, assim como são as necessidades.