Artigo

Vacinações

As vacinações representam um grande avanço da medicina assim como o advento dos antibióticos e a descoberta da anestesia. Antes da era pré- -vacinal, a varíola, a coqueluche, o sarampo etc. espalhavam o seu manto de dor e sofrimento. Tudo começou quando Edward Jenner, um médico, que clinicava no meio rural da Inglaterra, observou que as ordenhadoras de vacas apresentavam feridas nas mãos, mas nunca adoeciam de varíola.

Continuando suas observações, Jenner escarificou a porção anterior do braço de um garoto e inoculou na ferida um pouco da secreção de uma pústula obtida das mãos de uma ordenhadora. No lugar da escarificação apareceu uma pústula igual àquelas que surgiam no paciente acometido de varíola. Acrescente-se que no século XVlll os médicos não tinham conhecimento do sistema imunológico como hoje se tem. Jenner, intuitivamente, pensou que o que transmitia a varíola (hoje, sabemos ser um vírus) para a vaca tinha o seu poder patógeno diminuído, arrefecido. Hoje, diríamos atenuado. Estava descoberta a vacinação, abrindo um amplo campo no capítulo da medicina preventiva.

Louis Pasteur, tempos depois, após obter uma secreção do cérebro de cães raivosos, isolou o vírus da Raiva e o atenuou. Pasteur conseguiu obter uma vacina que até os dias modernos é usada na prevenção da Raiva.

No início do século XX, O governo de Rodrigues Alves, desejando sanear o Rio de Janeiro, escreveu ao Instituto Pasteur, solicitando-lhe o envio de um microbiologista. Aquele Instituto respondeu que entrasse em contato com o Dr. Oswaldo Cruz. O eminente brasileiro, além de iniciar o trabalho da captura de ratos, responsáveis pela transmissão da peste bubônica, implantou a vacinação obrigatória. Contudo, certos políticos e setores do Exército iniciaram uma revolta contra a vacinação. A revolta foi contida e a vacinação prosseguiu. Na década de 1980 a varíola foi erradicada do planeta.

Toda criança brasileira tem sua carteira de vacinação, onde são anotada as vacinas que ela usa para evitar muitas doenças que no passado vitimaram milhões de crianças em todo mundo.