Artigo

Protagonismo Juvenil

No meio social, tanto outrora quanto atualmente, a questão que envolve a participação e liderança juvenil é bastante discutida e inúmeras sugestões são apresentadas. Não esporadicamente, vivenciamos a presença de jovens nas lideranças em diversas áreas.

Fazendo um estudo da atuação da juventude, percebem-se, por meio de notícias e dados que estes conseguem desenvolver as suas funções de formas mais dinâmicas, veloz e eficiente. Ressaltando, que as relações no envolvente profissional têm sido menos conflituoso, mesmo o ambiente não sendo totalmente harmônico. O profissionalismo, principalmente caracterizado pelo jovem estar “antenado”, ou seja, buscando informações, acompanhando, com interesse e determinação, o que acontece no mundo é outro aspecto relacionado com o seu futuro profissional.

Outros, porém, vêem os jovens com profissionais ainda despreparados, alegando que alguns não têm responsabilidade, compromisso e que a postura de alguns não são compatíveis para as funções que estes irão exercer. Porém, os resultados mostram que esses globalizados e atentos têm atitudes altamente positivas e muito valiosas pelas empresas, avaliadas como confiança, coragem, determinação, cooperação e conduta ética.

Portanto, é imprescindível que todos se conscientizem de que o “menino ou menina” de hoje será o futuro do amanhã e que estes também compreendam a sua importância na sociedade. Sendo fundamental então, saber fazer as entregas.