Artigo

Medicamentos

Medicamentos, fármacos ou remédios são substâncias que introduzidas no organismo vão curar doenças ou aliviar suas conseqüências danosas, Por outro lado, eles têm seus efeitos colaterais ou adversos. Podem ser ministrados em horários variados. Assim, os antibióticos são oferecidos de 6/6h, 8/8h, 12/12h ou até ministrados uma vez ao dia. Podem ser administrados por um prazo mais longo, A penicilina benzatina, usada no tratamento da sífilis ou na febre reumática, é administrada de 28/28 dias.

Todo remédio tem sua meia vida. No caso da penicilina benzatina, por ser uma penicilina que permanece no corpo por 28 dias, ela tem sua administração como já referido acima.

Nas primeiras horas, o medicamento alcança seus níveis máximos de concentração no organismo para cair nas últimas horas. A via de excreção é a urinária.

Se o fármaco não está surtindo efeito, o médico deverá aumentar sua dosagem ou trocá-lo por outro. Atenção se deve dar aos efeitos adversos. Há pacientes que aceitam bem a medicação, outros, porém, apresentam sintomas indesejáveis como cefaléias, dor no estômago, coceira e até o temível choque anafilático. Alguns pacientes gostam de injeções por achar que seu efeito é mais rápido. Certo, mas os efeitos colaterais podem aparecer na mesma rapidez, inclusive o já referido choque anafilático. Daí, recomendar-se a aplicação de injeções em hospitais.

Para as crianças, por motivos óbvios, os medicamentos serão ministrados na forma de suspensões e, nos adultos dar preferência aos comprimidos ou drágeas.

O paciente, ao sentir mal com determinado fármaco, deve suspendê-lo e comunicar o médico que o prescreveu.

Todo remédio, antes de ser comercializado, passa por experimentos. Entretanto, algumas vezes, ocorrem conseqüências danosas. Um caso típico é o da talidomida usada em macacas grávidas cujos filhotes nasceram normalmente sem nenhum defeito. Contrariamente, nas mulheres, após o nascimento de seus filhos, verificou-se que eles apresentavam defeitos nos braços (focomelia).