Artigo

Caminhos de uma Palestra

Estava eu presidindo uma das assembleias ordinárias da AGRAL – Academia Grapiúna de Letras, na Sede Social, constituída da Sala Zélia Lessa, na frente da EMASA, no centro de Itabuna, quando, ao término daquele encontro cultural, a Acadêmica Norma Souza Sampaio da Silva, que aos poucos aprendi a conhecer, perguntou-me se eu aceitaria ser Mestre de Cerimônia, por ocasião de uma Palestra que iria proferir em poucos dias. A delicadeza na forma de pedir era revestida de um brilho cultural que eu ainda desconhecia. Mesmo que eu não quisesse, eventualmente, aceitar esta incumbência, não poderia declinar de seu convite, haja vista o quanto de cordialidade, de beleza humana, de profundidade sentimental, de plena demonstração da confiança que em mim depositava, enfim de tudo que mais belo poderia medrar na alma de uma pessoa.

Chegado o dia daquela palestra, lá estava eu pronto para o desempenho da tarefa, sem imaginar, ainda, o que aconteceria dali a instantes. Apresentada a distinta oradora, a magnífica palestrante, portei-me envaidecido com a honra da minha presença diante do tão grandioso conhecimento que a expositora demonstrava sobre a Terceira Inteligência, tema de sua manifestação daquele momento.

Diante de tal circunstância, vi- -me contingenciado a convidá-la para uma palestra na AGRAL, tendo escolhido falar sobre ÉTICA, tema desenvolvido com extraordinário conhecimento. No seu falar de tão importante assunto, mostrou-nos o que seja Ética e o que seja Moral, haja vista que no contexto racional e lógico ambas apresentam diferentes significados. Deu-nos a entender que a ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que ditam socialmente o comportamento humano e que a moral corresponde aos costumes, tabus, regras, e convenções instituídas e aplicadas no cotidiano. Teceu comentários sobre a origem Grega da palavra “ética” consubstanciada na significação da qualidade inerente a uma pessoa, e que a palavra “moral” encontra seu surgimento no termo latino “morales”. Ambas são as bases da conduta do homem. O tema apresentado pela espetacular Acadêmica Norma Souza Sampaio da Silva pode ser apresentado nas suas mais variadas aplicações, mas a beleza do seu conteúdo estava na forma de falar, de gesticular, de prender a atenção de tantos quantos, como eu, ali estávamos embevecidos com o glorioso espetáculo. Praza Deus possamos ouvir e estarmos presentes ao convívio cultural desta eminente criatura humana, que nos leva, amiúde, pelos caminhos culturais.