Artigo

Viagem à Coréia do Sul

Em 2010, quando eu era chairman do IGE – Intercâmbio de Grupos de Estudos – do Distrito 4550, do Rotary International, em decorrência do emparceiramento com o Distrito Rotário 3640, da Coréia do Sul, recebemos um grupo de profissionais coreanos, liderados pelo rotariano Don-Gap-Choi. Face aos 30 dias que o grupo passou conosco, fiz boa amizade com Don-Gap- -Choi e, em sua despedida, lhe prometi visitá-lo em Seul, na Coréia.

Em 2012 meu filho José Carlos Junior, já formado em Engenharia Mecânica, foi estudar Inglês no Canadá, tendo ali ficado durante um ano e quatro meses.

No Canadá Junior edificou boas amizades, inclusive com alguns colegas coreanos de Seul, entre os quais uma menina chamada Suan, sua namorada. Sabendo que Junior se correspondia com Suan, propus-lhe irmos à Coréia neste ano, e ele de pronto concordou. Comprei as passagens e viajamos no dia 22, saindo de São Paulo. Após 23 horas de vôo, com uma parada em Doha, Capital do Qatar, chegamos ao Aeroporto Internacional de Incheon, na Coréia do Sul. Lá, meu companheiro rotariano Don-Gap-Choi nos estava esperando. Nos recebeu com muita alegria e nos conduziu até o hotel que havíamos reservado, no centro de Seul. Este companheiro foi presença marcante durante nossa permanência na Coréia.

No dia 26, Don-Gap-Choi nos levou para a Assembléia Distrital do Distrito 3640, no Hotel Continental. Nesta Assembleia, comandada pelo Governador do Distrito, companheiro HI- -HO-HONG, estavam Diretores dos diversos Clubes do Distrito 3640 e seu Governador Eleito, Jung Ho Cho. Fomos recebidos pelo Governador e demais autoridades do Distrito. Nos deram crachás com nossos nomes e com o número de nosso Distrito 4550, e nos conduziram a uma mesa, onde também ficou nosso amigo e companheiro Don-Gap-Choi. A Assembleia contou com cerca de 200 pessoas. Fomos mencionados várias vezes, e chamados ao palco da Assembleia, onde tive que me pronunciar.

A Coréia do Sul é um magnífico País rico, de um povo com renda percápita superior a 31.000 dólares, muito civilizado muito educado e de muita amabilidade, sempre disposto a colaborar. Seul conta, hoje, com cerca de 11 milhões de habitantes e sua área metropolitana só perde em população para o Japão.

O funcionalismo público é muito respeitado. Os Juízes sul-coreanos são indicados pelo Ministro da Justiça e nomeados pelo Conselho de Justiça da Suprema Corte para um mandato de dez anos, com direito a prorrogação. O transporte coletivo, metrô, trem e ônibus, de excelente qualidade e bom preço. Retornamos no dia 7 de maio.