Artigo

Pneumonias no adulto e na criança

Com a aproximação do inverno, as doenças respiratóriasaumentam tanto as de fundo alérgico quanto as microbianas.São as rinites, faringites, asma, bronquites, pneumoniasetc. As manifestações clínicas se caracterizam porespirros, tosses, expectoração, desânimo, dores no corpo,febre. A febre é comum nas doenças de origem microbiana,faltando nas de caráter alérgico.

Vamos nos ater às enfermidades contagiosas, aquelastransmitidas por vírus ou bactérias. No inverno, as pessoastendem em suas residências a fecharem portas e janelas afim de evitar a entrada do ar frio, buscando se aquecerem.É conveniente que as pessoas, quando se retirarem dos aposentos,deixá-los com as portas e janelas abertas para facilitara ventilação. Alguém, quando espirra, tosse, está lançandono ambiente micróbios que, se inalados irão provocardoenças a depender do sistema imunológico.

No adulto, aparecem a tosse, a expectoração purulenta,a febre e a dor no peito, além da adinamia, Estes sinais poderiamser de uma bronquite, pneumonia ou até de tuberculose.È oportuno informar que a expectoração mucopurulentaacompanhada de sangue não é indicativa de tuberculose. Omédico, após colher a história clínica e proceder ao exameclínico, solicitará uma radiografia e um exame de escarro,este último para afastar tuberculose. Nas pneumonias e tuberculose,a radiografia acusará uma imagem de condensação,vulgarmente chamada de mancha. O tratamento seráfeito através de antibióticos. O tratamento da tuberculoseserá realizado por um tisiologista.

Na criança, além da tosse, febre e outros sinais própriosde uma infecção respiratória, aparecerão o bater das asasdo nariz e a tiragem intercostal. O pediatra deverá estarbastante atento para esses sinais principalmente para osdois últimos. A pneumonia no adulto, devido à sua maiorresistência imunológica, poderá ser tratada em ambulatório;na criança, porém, o médico deverá pedir aos seus responsáveisa sua internação. Internada a criança, além do uso dosantibióticos, deverá se fazer as medidas de suporte.