Artigo

Mensalão e o caráter educativo

Aplaudido. Criticado. Condenado pelo PT. Há sete anos, o processo foi instituído, denunciado o esquema pelo então deputado federal Roberto Jefferson – presidente do PTB. O neologismo mensalão, variante de “mensalidade”, prática ilegal de compra de votos de parlamentares, foi a expressão adotada pela mídia, pela primeira vez citada na folha de São Paulo. Sofreu influências, ficou paralisado, mudou o Procurador Geral da República, Antônio Fernando Souza, consumou- -se na denúncia do Procurador Geral Roberto Monteiro Gurgel Santos em 2011.

Marcos Valério tornou-se o grande vilão da história. Beneficiou o sistema com os recursos financeiros. Antes abraçado, hoje o inimigo, com risco de vida.

Temos um Brasil novo, mesmo para aqueles pessimistas. A opinião pública brasileira ganhou. Inspiração Francesa. O povo quando quer, muda. A sociedade civil organizada tem o poder de mover montanhas. Isso aconteceu à luz da Constituição Federal.

O julgamento do Mensalão pelo STF mudou a cara dos julgamentos, ao vivo e em cores. Extraindo-se as posturas de algumas vaidades, exceção, para figura ímpar e serena do presidente Ayres Britto. O julgamento teve caráter educativo, isso ninguém pode negar. Os jovens nacionais poderão viver outro cenário de vida republicana. O processo educativo e cultural firmará a prevenção dos partidos políticos velhos e futuros, que repensarão duas vezes antes em formar alianças espúrias, não só para compra de votos de parlamentares, mas em todo enriquecimento ilícito.

Postura diferenciada deverá ser o molde das alianças vindouras. Não podemos retroceder nesse marco histórico. Todo e qualquer político corrupto deve ser plenamente condenado, não só pobres e pretos, como reza o senso comum. É necessária uma construção nova de democracia brasileira, em que se puna, com rigor, os crimes do colarinho branco.

Relembrando o grande jurista Ruy Barbosa, que sempre enfatizou a honra como dever profícuo dos políticos, é mister constar que a dignidade é um princípio que permeia o conceito de honra. Assim como a dignidade da pessoa humana, a honra é um valor pessoal que corresponde ao status que o ser humano ocupa entre seus iguais, senão vigorará uma das mais célebres frases da história: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto” (Obras Completas de Ruy Barbosa. V. 41, t. 3, 1914. p. 86).

Temos de imprescindível mudar essa visão que nos humilha. Precisamos lutar por um futuro limpo. Abaixo as combinações partidárias e a cultura de adesão ao poder.