Artigo

Dor de garganta

A dor de garganta pode ter diversas causas, inclusive oncológicas. Aqui, porém, vou me referir às etiologias bacterianas. A inflamação da garganta pode acometer a faringe e amígdalas, denominando-se faringite e amidalite, respectivamente. Ocorre em qualquer época do ano, mas é mais comum no inverno devido às pessoas se aglomerarem em ambientes fechados ou a alergias graças a materiais em suspensão na atmosfera. Além da etiologia bacteriana, certos vírus atacam a garganta.

Os principais sintomas são: dor na garganta, febre, edema em torno do pescoço, dificuldade de engolir até a saliva, rouquidão, tosse. Quando surgem, principalmente nas crianças, manchas avermelhadas na pele, deve-se suspeitar de escarlatina. Quando o inchaço é tão proeminente, impedindo até a deglutição, se internará o paciente para que ele receba medicamentos e a nutrição por via venosa. Nem todos os pacientes apresentam um quadro florido, na maioria das vezes, ocorrem tão-somente, a febre e a dor. Outras vezes, há rigidez da nuca, devendo o médico afastar meningite, doença de tratamento clínico mais difícil e que ameaça a vida, internando-se o doente e comunicando às autoridades sanitárias.

O tratamento é através de antibióticos e anti- -inflamatórios. Na criança, havendo vários episódios de amidalite por ano, prejudicando-lhe o rendimento escolar, mantendo-a por muitos dias acamada, a orientação é a retirada das amígdalas. Se a criança ronca durante o sono e dorme de boca aberta, os pais consultarão o otorrinolaringologista. Sendo a causa viral, o tratamento será só com anti-inflamatórios. Um antibiograma é aconselhável para se prevenir a febre reumática.