Artigo

A Renascença: Uma concepção do homem moderno

O século XVI pode ser considerado um período de profundas transformações no pensamento da humanidade. Questões consideradas imutáveis são postas abaixo, e as verdades religiosas ficam em situação embaraçosa principalmente com a descoberta da América. Que créditos seriam dados às teorias do Gênesis, ou às teorias de Ptolomeu sobre o globo terrestre?

A Igreja ainda sofreria uma crise maior neste século, com a divulgação das idéias luteranas que se difundiram rapidamente pela Europa: em 1517, dois anos antes de Magalhães empreender sua volta ao mundo, Lutero afixa suas 95 teses na porta da abadia de Wittenberg, desencadeando o movimento da Reforma, que se estenderia muito rapidamente pela Europa.

Ainda assim, a Igreja relutaria com a Contra-Reforma e a ordem dos jesuítas, fazendo valer os dogmas sagrados com a sua maior ameaça: a Santa Inquisição. Esses dogmas sagrados estavam tão sedimentados no pensamento da época, que até mesmo alguns protestantes ergueram fogueiras e recusaram, ao menos num primeiro momento, as novas idéias.

A destituição da escolástica gera uma crise de credulidade na Europa, superior até ao período da Idade Média, pois, as idéias pregadas no período da escolástica, como por exemplo, o geocentrismo, se desfazem e criam uma atmosfera de irracionalismo, com a predominância das práticas de magia.

No período da Renascença, a Itália tornou-se o reduto de intelectuais foragidos. Os bizantinos, por exemplo, com a perseguição turca, deslocaram-se para a Itália despertando na Europa o entusiasmo pelos textos gregos. Além disso, as cidades italianas serviam de acolhida, pelo enriquecimento gerado com o ‘ressurgimento’ do comércio, suscitado, sobretudo depois das cruzadas.

Mecenas como Cosimo de Médici e o cônego Marsílio Ficino tornaram o desejo de ver Florença como centro da acolhida de sábios bizantinos uma realidade. Obras de Platão foram traduzidas e o interesse pelo neoplatonismo e pelo hermetismo foram retomados. O gosto pelo ocultismo é desenvolvido e novas idéias são conhecidas influenciadas por Hermes Trismegisto, ou até mesmo outros conceitos trazidos pelos judeus da Espanha. Outro aspecto bem desenvolvido desse período é a curiosidade. A vontade de conhecer que levaria as grandes descobertas fez gerar a preocupação pela observação empírica, pela produção de instrumentos mais sofisticados e etc.

Dessa maneira o conhecimento ganhava mais desenvolvimento e público. A partir do surgimento da imprensa, as obras literárias têm maior acesso e as universidades ganham força, sobretudo nos países protestantes da Europa: as universidades tiveram um papel ainda modesto no século XVI, mas, adiante promoveriam consideravelmente o progresso do saber.

O desenvolvimento das ciências, principalmente a astronomia, ocorre nesse período, porém, a influência ameaçadora dos dogmas da Igreja é ainda forte, a exemplo de Giordano Bruno: suas idéias logo foram ‘purificadas’ através das chamas em 1600. Sabe-se que a mais importante figura do campo astronômico foi mesmo o pioneiro destes teóricos: Nicolau Copérnico.

Assim sendo, o século XVI mostrou- se como um período conturbado, de reviravoltas que transformaram o mundo moderno. A concepção do homem renascentista fora uma grande ferramenta para o entendimento do homem moderno; uma vez que aquele ansiava por liberdade, racionalidade e objetividade.