Artigo

Gastrite

A gastrite é um termo para designar inflamação do esôfago (esofagite), o estômago e o duodeno (duodenite). É uma doença muito comum, principalmente nas pessoas que fazem uso abusivo do álcool e alimentos muito condimentados. Pode ocorrer uma simples inflamação daqueles órgãos, mas o quadro se complicar, havendo uma escavação e até perfuração do órgão. A mucosa do estômago produz gastrina, pepsina e outras substâncias, que promovem a metabolização dos alimentos e posterior absorção.

O paciente pode apresentar um ou mais sintomas. Geralmente, é a dor em queimação na parte alta do abdômen, na região central. A dor pode vir acompanhada de náuseas, vômitos, azia (pirose), e, ocorrendo febre, suspeitar de úlcera perfurada. A gastrite aparece em qualquer pessoa, independente de sexo ou raça. O médico, após colher a história clínica, solicitará uma endoscopia digestiva. Este exame, embora invasivo, é muito eficiente. No paciente sob anestesia introduz uma sonda através do seu aparelho digestivo.

O médico visualizará as úlceras, inclusive as malignas se houver. Havendo suspeita de malignidade (câncer), proceder-se-á a biópsia. Outrora, se usava como exame diagnóstico o raio- -X contrastado do estômago, mas com o advento da endoscopia, aquele exame tem diminuído seu uso.

Antigamente, o tratamento era feito à base de antiácidos, entretanto, hoje há outros fármacos mais eficientes. Os antiácidos ainda são usados na crise aguda de gastrite. Deve-se aconselhar o paciente a retirar de sua dieta as frituras, refrigerantes, frutas azedas, excesso de café, farinha, bem como o uso do fumo e bebidas alcoólicas.

Há alguns anos relacionou-se à gastrite a presença da bactéria H. pylori na mucosa gástrica. Ocorrendo o micro-organismo, se fará a antibioticoterapia O doente deve se conscientizar que mais importante do que fazer exames, tomar remédios, é abolir de sua alimentação os alimentos que lhe causam gastrite. A úlcera perfurada será tratada cirurgicamente.