Artigo

Infecções

Infecções são doenças causadas por micro-organismos tais como bactérias, fungos e vírus. A meningite, doença que compromete as meninges, membrana que recobre o encéfalo, tem como agente etiológico várias bactérias, entre elas o meningococo, e é comum no inverno.Também a meningite pode ser causada por fungo ou vírus. As otites, rinites, sinusites igualmente são causadas por bactérias.

As infecções das amigdalas e da faringe são outros exemplos de bacterioses. Um abscesso das amígdalas pode levar à rigidez do pescoço, cabendo ao médico fazer o diagnóstico diferencial com a meningite.

Nos pulmões, além das pneumonias, que têm vários agentes bacterianos causadores, atenção especial à tuberculose, que no passado ceifou a vida de milhões de pessoas antes do advento dos antibióticos. Esta patologia é tão importante que seu tratamento é feito por um médico especializado – o tisiologista.

As hepatites acometem o fígado e são causados por cinco sorotipos de vírus. Na maioria das vezes, elas curam espontaneamente, mas há alguns casos em que evoluem para a forma crônica e óbito. As hepatites têm diversas etiologias desde a viral, medicamentosa até a provocada pela ingestão de álcool.

Na década de oitenta, surgiu uma gravíssima doença causada por vírus – A AIDS. Presentemente, usam-se medicamentos para prolongar a vida do paciente. Outra patologia causada por vírus é a dengue que apresenta quatro sorotipos e seu controle se dá através de medidas sanitárias.

As diarreias são causadas tanto por bactérias quanto por vírus. Atenção especial se deve dá às salmoneloses, especialmente à febre tifoide. As doenças fúngicas acometem frequentemente a pele, mas podem ocorrer infecção do pulmão e até meningite por fungos. Outras infecções são causadas por riquetsias e protozoários. Entre as patologias, cujo agente é um protozoário, estão a amebíase, giardíase, malária, doença de chagas… Todas essas patologias apresentam febre como uma reação do sistema imunológico. Realizado o diagnóstico, se fará a medicação específica.