Artigo

Inovação e Criatividade Como Fatores Motivacionais – IV

No artigo anterior finalizamos informando que as frustrações ocorrem mais pela falta de reconhecimento e nem sempre pela remuneração. Essa frustração gera um vazio que procuramos preencher com algumas compensações degenerativas do ambiente e da cultura organizacional. Dica é se preocupar com a autoestima do seu grupo.

Vamos nos aprofundar um pouco mais nesse vazio com a identificação de alguns conceitos. Os mecanismos de defesa são quase sempre inconscientes e segundo pesquisa podemos agrupá-los em quatro ordens: psicológicos; sociológicos; químicos e tecnológicos. No artigo anterior citamos todos os psicológicos e agora vamos destrinchar um por um.

Racionalização. É uma justificativa que damos para o que sentimos ou fazemos. Se aplica sob medida a fábula de La Fontaine “A raposa e a uvas”. A raposa queria comer as uvas da videira, mas não alcançava, pois estavam no alto. Então racionalizou: – Também, eu não queria, estão verdes.

Fantasia. Um devaneio, a troca do mundo real por um mundo que gostaríamos de viver. A projeção é vermos nos outros, coisa que, em verdade, são nossas. O inimigo está sempre lá fora, exemplo: uma pessoa que tem um talento incrível para esquecer tarefas e chegar atrasada, quando trocada de departamento ou castigada, costuma projetar – meu chefe me persegue.

Deslocamento. Ocorre quando uma emoção, associada a uma ideia que é, para nós, inaceitável, transfere-se para outra, aceitável. Exemplo: quando queremos matar o nosso chefe e, obviamente, não podemos, o que fazemos? Gritamos com o nossos parentes, chutamos o cachorro, atiramos pratos e copos na parede…

Simbolismo. É a representação de um fato psicológico por outro equivalente. Exemplo: uma mulher sofre assédio sexual e sentindo enorme desdém por quem a assedia, cospe nos chão.

Sublimação. É o processo de descarregar a energia em ações socialmente aceitáveis. Exemplo: uma mulher que quer ter filhos, mas não pode tê-los porque não é casada e está submissa aos valores sociais que não aceita uma produção independente. A solução que ela encontra é criar animais.

Isolamento. Estar só no meio da multidão. São pessoas que nas situações menos propícias, pega um livro e começa a lê como se não estivesse ali, isola-se do mundo que a cerca. Ou o caso do aluno que vai sempre as aulas com óculos escuros e senta- se no fundo da sala. Em seu ambiente de trabalho conhece alguém assim?

Compensação. É um mecanismo que permite cobrir deficiências pelo desenvolvimento de outras capacidades. Exemplo: alguém que é ruim em redação pode cultivar isso procurando ter uma letra bonita.

Regressão. Significa não se comportar com a idade que se tem. Exemplo: a criança que vai ganhar um irmãozinho que volta a chupar dedo. No próximo artigo falaremos um pouco mais sobre os mecanismos de defesa, apatia, generalização e somatização. Até lá.