Artigo

Depressão ou impressão?

Eu como sempre, querendo me mostrar eclético, estou sempre opinando nas searas alheias, onde não estudei para tanto. Mas, não se trata de exibicionismos ou vaidades tolas, apenas depois que você vive quase uma centena de anos, suponho que já tenho fé de ofício para opinar sobre os acontecimentos e comportamentos humanos!

Logicamente não me atenho a detalhes. Estes eu deixo para os cientistas estudiosos sobre o assunto que, com suas pesquisas, sempre chegam a uma afirmação, mesmo que esta seja mudada com o decorrer do tempo, fato que vemos sempre acontecer.

Nesse momento, minha preocupação está voltada para o número excessivo de suicídios individuais e coletivos abrangendo as famílias brasileiras, coisas que no passado era tão raro como você ver as orelhas de uma freira. Hoje, com a evolução (?), em ambos os casos você tem essas visões constantemente.

Infelizmente, não preparamos qualificações profissionais, educação, cultura e saúde, deixando os barcos correrem nos mares guiados pelas calmarias das irresponsabilidades, resultando uma geração despreparada para enfrentar as exigências normais do mercado, não só prejudicando os andamentos de vários projetos, como, brutalmente, operários pais de famílias que, desesperados, são e foram despedidos. Uma resultante triste e difícil de ser consertada em curto prazo. Ainda mais com cobranças e pressões de imediatistas opositores, apresentando soluções simplistas querendo mostrar ao povo que eles já teriam solucionado tranquilamente, esse crucial problema. Meu avô, cauteloso e sábio, certamente diria: “Não é assim não meu filho, o buraco é mais embaixo!”

Tenho a impressão que essa resultante depressão tem uma culpa grande para esse comportamento estar aflorando, cotidianamente, em todas as áreas, levando as pessoas afetadas a um desespero físico e psíquico assustador, onde os afetados somente vêm como solução sua morte e, em muitos casos, arrastando toda família!

Tenho a impressão que essa depressão triste e verdadeira depende muito do comportamento solidário de todos, pois, ultimamente, todos estão voltados aos seus problemas do dia- -a-dia, esquecendo ou não se apercebendo que os grandes prejuízos atingem diretamente a todos, atualmente e no decorrer dos anos!