Artigo

Determinantes de mudanças e variantes da língua

Ao longo dos processos de aprofundamento da integração nos diversos setores (comercial, político, social e cultural), excitado pelo barateio do transporte e da comunicação é visível à exclusão das fronteiras ou qualquer outra barreira física, como também, do conhecimento e do conhecer. Acompanhado disto, a sociedade local como, também, estrangeira passa a vislumbrar outros grupos e/ou culturas, simultaneamente, encontramos variações no vestuário, no comportamento, e, especialmente, na língua.

Em relação à fala, percebemos que cada grupo utiliza termos, dialetos, jargões e gírias diferentes; Sendo, que a microrregião, macrorregião, os níveis da fala, a profissão são catetos dessas variantes, também. Em algumas situações as variações ou mudanças constantes de expressões não são bem aceitas por terceiros ou chegam a criar conflitos de interpretação. No entanto, possibilita nos expressar em diversos contextos e gênero distintos.

Alguns criticam as formas coloquiais ou diz que é errônea a forma tal qual falada. Porém, o mais importante na comunicação é a transmissão da informação. Para facilitar esta, é necessário criarmos uma padronização, mas não impedindo que haja alguma peculiaridade.

A língua por ser a representação da realidade de cada ser, essa é, ao mesmo tempo, fruto e fabricante de uma dada cultura, portanto, é algo dinâmico, acompanhando as metamorfoses da vida humana. Pois, a grande diferença entre o homem e os demais animais é essa capacidade transformadora e foi o único animal a conseguir criar inúmeros modos de viver, como também, a expressar-se. A cada mudança da Língua ela se conserva e só conserva-se a medida de muda.

Assim como a roupa, a linguagem também deve ser adequada ao ambiente em que estamos. Ou seja, devemos escolher a forma da variante linguística para cada situação. Ficando a critério do emissor a utilização da formalidade ou informalidade.

Por fim, é imprescindível que todos se conscientizem que a variação linguística não é um erro, sim uma forma de diversidade cultural e que a forma padrão, com a unificação, ao mesmo tempo em que facilita o entendimento, ela tornasse uma das formas mais cruéis de exclusão social e para mudarmos este dilema é fundamental que busquemos novos conhecimentos através do estudo, passando a conhecer tanto a forma culta quanto a inculta e nos afastando da ignorância e das barreiras do [pré]conceito.