Artigo

ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS (ALI)

Na quarta-feira, dia 25/09, a Academia de Letras de Ilhéus (ALI) apresentou a última palestra do Projeto Primavera Cultural – A Primavera das Letras, com o tema “Oração aos Jovens”, que foi ministrada pelo professor e acadêmico Dorival de Freitas (foto). O professor, que nasceu na cidade de Santa Inês, Estado da Bahia, no dia 8 de dezembro de 1932, passou a residir em Ilhéus em 1933.

O projeto da Academia de Letras de Ilhéus denominado Primavera Cultural foi um ciclo de palestras conduzido por nomes da literatura baiana. Os temas foram diversificados e, a cada quarta-feira do mês de setembro, um convidado se responsabilizava por compartilhar suas experiências com o público.

Iniciou o ciclo de palestra, no dia 4/9, o acadêmico e escritor Cyro de Mattos que ministrou Viver e Escrever e lançouo livro Onde Estou e Sou. E teve continuidade, no dia 11, com o escritor Aleilton Fonseca, membro da Academia Baiana de Letras (ABL), que trouxe A Poesia das Águas: Vivências e Encantamentos, tratando de poemas que se relacionam com o encantamento pela natureza; ele também lançou a obra As Marcas da Cidade.

Já no dia 18/9, foi o acadêmico Ruy Póvoas apresentou a palestra O Real Oculto e Dado Evidente no Mundo do Candomblé: uma Abordagem Bachelardiana.

Por fim, em 25/9, Dorival de Freitas, que também é membro da ALI onde ocupa a Cadeira Nº 11, concluiu a progra mação com Oração aos Jovens, alusão e referência ao texto Oração aos Moços de Rui Barbosa.

Na opinião do professor e presidente da Academia, Josevandro Nascimento, o projeto aproximou ainda mais a comunidade do espaço acadêmico e cumpre a promessa dessa diretoria de tornar a Casa de Abel ainda mais dinâmica com a realização de novos eventos culturais.