Artigo

Doenças de pele – parte III

Uma doença de pele muito comum é a escabiose, vulgarmente chamada de sarna. O agente causador é um parasito, praticamente microscópico, chamado de Sarcoptes scabiei que cava galerias na pele onde as fêmeas depositam ovos que vão gerar novos organismos. O contágio é fácil. Basta o infectado tocar a maçaneta de uma porta, uma cadeira e outra pessoa repetir o mesmo gesto naqueles locais para se contaminar. Inicialmente, ocorre uma lesão muito pruriginosa que avança pela pele. O paciente, desavisado, coça o local, e ao tocá-lo, carrega na ponta dos dedos os agentes infectantes que vão contaminar as partes do corpo onde ele tocar. As lesões surgem no tronco, nas nádegas, e, numa fase mais avançada, nos espaços interdigitais das mãos. Excepcionalmente, atinge o pescoço e a face. Com o ato de coçar constante, as lesões são infectadas por bactérias, agravando o quadro e encarecendo o tratamento.

O doente está sempre adiando uma consulta ao médico e, quando a faz, o quadro está florido, sua pele está quase toda cheia das lesões, causadoras de intensa coceira, motivo da consulta médica. De ordinário, vários membros da família já estão infestados, daí a necessidade de trata-los todos, pois basta que um único membro da família fique sem tratar para uma reinfestação ocorrer. Modernamente, além do tratamento local, usa-se o tratamento oral.

Outra infecção de pele muito comum, ocorrendo principalmente no verão devido à intensa transpiração, é causada por fungos, chamada de tíneas. Assim, temos tínea no tronco, nos pés, o conhecido chulé, na região inguino-crural, semelhando uma assadura. O prurido também é intenso. Novamente, o paciente, imprudentemente, coça o local da lesão e espalha a enfermidade por todo o corpo, dificultando e encarecendo o tratamento. Repete-se o que ocorre na escabiose. Só após a doença ter se alastrado por diversas partes do corpo, procura-se o médico.

O impetigo é outra patologia muito comum, principalmente em crianças. Bactérias são os agentes etiológicos e as lesões surgem como pequenas pústulas, que, não tratadas logo, se espalham rapidamente pela pele. Provocando coceira. Quanto mais o paciente coça mais infecciona as feridas. O tratamento é feito com antibióticos.

Conclui-se que, às primeiras manifestações das doenças, deve-se logo tratá- -las. Assim, não o fazendo, vai acarretar sofrimento, e complicação no tratamento. O certo seria evitar, entretanto, devido à precariedade da higienização isso nem sempre é possível.