Artigo

Inovação e Criatividade Como Fatores Motivacionais – V

Inovação e Criatividade Como Fatores Motivacionais – V Mecanismos de Defesa.

No artigo anterior enfatizamos alguns mecanismos de defesa gerados por insatisfações no ambiente de trabalho como racionalização; fantasia; deslocamento; simbolismo; sublimação; isolamento; compensação e regressão. Hoje vamos abordar os últimos mecanismos de defesa: apatia, generalização e somatização.

Apatia – é o ato de não ser contra e nem a favor, um ponto neutro que não se envolve ou não quer se envolver por motivo aparente ou não. Geralmente, ela é desenvolvida pelo puro ato de desvalorização ou assédio moral por parte do patrão. Qualquer assédio moral que o profissional venha a sofrer por uma tarefa que foi feita e não teve o seu reconhecimento, ou pior, que tenha sido duramente criticado, o resultado para os projetos seguintes é a – apatia – perca total de interesse e envolvimento pelo crescimento da empresa.

Generalização – é o ato de atribuir a um grupo maior de pessoas ou à humanidade, aquelas verdades desagradáveis a nosso ego. Com isso, o que é particular, torna-se universal. Um exemplo muito claro é quando nos referimos à política partidária dos políticos ou às desastrosas gestões públicas. Acabamos enquadrando todos como falsos, mentirosos e corruptos. A generalização acaba sempre sendo usada como desculpa para muitas coisas que não mudam, em um quadro de gestão incompetente sempre haverá o bordão: “quando cheguei aqui já era assim, ou seja, não importa se está certo ou errado, dando prejuízo ou não, a incompetência treinada não pode ser mexida porque o sistema não deixa.

Somatização – refere-se a algum tipo de doença provocada por conteúdos psicológicos (elemento de natureza intelectual e abstrata que se relaciona aos fatos psíquicos e à mente de um indivíduo). Uma patologia que assola muitas organizações por aí a fora, quem nunca viu alguém dizer que o trabalho gerou uma doença? Pessoas contraem labirintite por elevados níveis de stress no trabalho; taquicardia por ter sido contrariado ou por ter perdido um cliente; uma tendinite justamente no braço que digitava seus relatórios.

É muito óbvio, para que a equipe não desenvolva tais comportamentos patológicos, a organização tem que ter em seus fundamentos gerenciais, a preocupação de evitá-los, um bom exercício é ter a absoluta consciência de como isso se desenvolve. Sabemos que não existe um plano perfeito, mas a margem de erro pode cair consideravelmente. Saber criar um bom cenário para que o clima e a cultura organizacional da sua empresa seja leve e livre de tais comportamentos, é necessário que pense nas pessoas como seres humanos e não como um número gélido sem sentimento. Ser educado com a sua equipe pode lhe trazer resultados melhores e uma imagem de um líder que sabe conduzi-los, isso vai afetar o rendimento de todos positivamente e os resultados financeiros serão melhores para todos. Na próxima coluna vamos falar sobre outros mecanismos de defesa: sociológicos; químicos e tecnológicos.