Artigo

ACADEMIA GRAPIÚNA DE LETRAS (AGRAL)

Aconteceu na terça-feira (05/11/2013) a última reunião ordinária do ano da Academia Grapiúna de Letras – AGRAL, presidida pelo Diretor de Eventos, Ramiro Aquino que convidou para formar a mesa, os acadêmicos Jaime Nascimento, Ceslau Stanula e Eglê Machado.

Um clima de festa permeou toda a reunião, por dois importantes motivos: o primeiro, a outorga pela Associação Bahiana de Medicina em cerimônia comemorativa ao Dia do Médico (17/10/2013), em Salvador, do título de Mérito Médico, ao Dr. Jaime César Nascimento Oliveira, membro efetivo da AGRAL, ocupante da cadeira nº 15 que tem por patrono Clodomir Xavier de Oliveira. O acadêmico falou do laurel que lhe trouxe muita alegria, mas principalmente agradeceu a presença da AGRAL na cerimônia, representada pelo seu Presidente Ivann Krebs Montenegro (foto).

O segundo motivo foi a comemoração dos 24 anos de episcopado do seu mais querido membro, aquele que nem todos os meses pode comparecer às reuniões, mas quando está presente muda o clima do evento mesmo sem dizer palavra, pela sua serenidade, cultura e humildade, o baluarte da AGRAL, Dom Ceslau Stanula, Bispo da Diocese de Itabuna, membro efetivo, ocupante da cadeira nº13 que tem como patrono Anísio Spínola Teixeira.

Dom Ceslau fez uma síntese dos caminhos percorridos a serviço da Igreja desde a sua chegada ao Brasil, lutas, vicissitudes e conquistas. Emocionado chamou a atenção da Academia para os recentes acontecimentos na luta pela terra entre índios e agricultores no município de Buerarema; lamentou preocupado deixando todos em silêncio reflexivo…

Os atores acadêmicos Zélia Possidônio e Jailton Alves após uma apresentação que envolveu todos os presentes estimularam a um caloroso “parabéns a você”.

Ramiro Aquino franqueou a palavra para manifestações. Dentre todas se destacou a saudação da acadêmica Norma Sampaio, que com voz serena e mansa – que é a sua marca – resumiu o pensamento de todos em relação a Dom Ceslau; falou de Maria, a Mãe de Jesus, seus títulos e virtudes, manifestando gratidão pela presença de tão respeitável e amável membro na AGRAL. Declamou belíssimo poema à Virgem Maria dedicando-o a Dom Ceslau. E Dom Ceslau sorriu feliz, e abraçando Norma Sampaio abraçou e sorriu para todos os membros da AGRAL.

Depois de outras manifestações, enquanto era servido um lanche, Ramiro Aquino conduziu o assunto para o planejamento da Confraternização Natalina da Academia. Ouviu propostas e ideias. Ficou determinado que o evento será no Teatro Sala Zélia Lessa, dia 10/12/2013.

Como não poderia deixar de ser, Dom Ceslau Stanula, zeloso chamou a atenção para a importância do homenageado, que deverá estar em primeiro lugar na festa e na vida dos acadêmicos.